• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2003.tde-16022009-191816
Documento
Autor
Nome completo
Stênio de Sousa Venâncio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Villela, Swami Marcondes (Presidente)
Genovez, Abel Maia
Schulz, Harry Edmar
Título em português
Modelo computacional para análise de transiente hidráulico em canais
Palavras-chave em português
Condutos livres
Escoamento transiente
Modelo computacional
Resumo em português
Este trabalho representa a continuidade de estudos envolvendo a problemática dos escoamentos com superfície livre, contemplando a análise do fenômeno transiente em canais, a partir do modelo matemático unidimensional de Saint-Venant. Para tanto, é desenvolvido um modelo computacional em linguagem FORTRAN, capaz de avaliar o comportamento do escoamento não permanente. As equações hidrodinâmicas completas são discretizadas por um esquema completamente implícito de diferenças finitas e aplicadas no modelo computacional para a avaliação de dois casos. O modelo é previamente testado para um caso simples, cujos resultados são analisados viabilizando o modelo. No primeiro caso, o modelo é aplicado ao canal de alimentação da Usina Hidrelétrica Monjolinho em São Carlos-SP, para avaliar a necessidade de vertedouro quando se dá o fechamento brusco da turbina, e a ocorrência da entrada de ar na mesma quando da sua abertura repentina. No segundo caso, procurou-se avaliar o desenvolvimento do escoamento no Canal do Trabalhador, responsável pelo abastecimento da cidade de Fortaleza-CE. Com manobras de enchimento e esvaziamento do sistema, é possível determinar o tempo de antecedência de liga-desliga do sistema de recalque a partir das alturas dágua e velocidades de ocorrência, permitindo também a automação para as operações de controle. Em ambos os casos o modelo reproduziu resultados que ilustram com coerência os conceitos pré-estabelecidos, constituindo numa ferramenta útil para análise do fenômeno transiente nos escoamentos em condutos livres.
Título em inglês
Computational model for the study unsteady open-channel flows
Palavras-chave em inglês
Computational model
Open-channel
Unsteady flows
Resumo em inglês
This work presents a computational model developed in FORTRAN language for the study of unsteady open-channel flows with the use of Saint-Venant one-dimensional equation. The discretization of hydrodynamic equations are presented in a completely implicit method of finite differences and applied in the model for the investigation of two cases, besides the one used previously to test the model. In the first case, the model is applied for a channel that supplies the Monjolinho hydroelectric plant in Sao Carlos SP, aiming to evaluate the need of a spillway when the turbine is closed and the flow abruptly stopped, as well as the occurrence of air entering the turbine when it is opened instantaneously. In the second case, the model simulates the development of the flow in the Trabalhador channel, responsible for the water supply in the city of Fortaleza - CE, in order to make possible the automation of operational control, based on data of flow velocity and water level. In both cases the model is presented as a useful tool for the analysis of unsteady open-channel flows, showing results and coherency with theory.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissertStenio.pdf (2.29 Mbytes)
Data de Publicação
2009-03-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.