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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2018.tde-30012018-151928
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Oda
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Fernandes Júnior, José Leomar (Presidente)
Bernucci, Liedi Légi Bariani
Leite, Leni Figueiredo Mathias
Leite, Wellington Cyro de Almeida
Sória, Manoel Henrique Alba
Título em português
Análise da viabilidade técnica da utilização do ligante asfalto-borracha em obras de pavimentação
Palavras-chave em português
Asfalto-borracha
Borracha de pneus
Ligante asfáltico
Processo úmido
Superpave
Resumo em português
Este trabalho apresenta estudo sobre a viabilidade técnica da incorporação de borracha de pneus em ligantes asfálticos utilizados em obras de pavimentação. Trata-se de uma alternativa para solucionar um grave problema ambiental, pois no Brasil, anualmente, são descartados mais de 30 milhões de pneus, dos quais a maior parte é disposta em locais inadequados, servindo para a procriação de vetores de doenças e representando risco de contaminação do meio-ambiente. Os efeitos dos principais fatores que condicionam o comportamento do ligante asfalto-borracha (teor e granulometria da borracha, temperatura de mistura, tempo de reação) são avaliados através de ensaios tradicionais de caracterização de ligantes asfálticos e também ensaios do Método Superpave, que determinam propriedades fundamentais, diretamente relacionadas ao desempenho dos pavimentos no campo. Os resultados da análise estatística da programação fatorial de ensaios laboratoriais desenvolvida evidenciam o efeito preponderante do teor de borracha e, principalmente, que o ligante asfalto-borracha pode aumentar a resistência ao acúmulo de deformação permanente e ao aparecimento de trincas por fadiga do revestimento.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
Asphalt binder
Asphlat-rubber
Superpave
Tire rubber
Wet process
Resumo em inglês
This work presents the results of a study about the technical feasibility of the use of asphalt-rubber binder by the asphalt paving industry. In Brazil, more than 30 million tires a year are disposed, mostly in inadequate sites, causing serious health and environmental problems. The effects of the main factors (rubber content, rubber particle size, temperature of mixture, reaction time) on the behavior of asphalt-rubber binders are evaluated by traditional tests and also by tests of the Superpave Method, which are based on fundamental properties, directly related to field performance. The results of the statistical analysis of the factorial design of laboratory experiments show the most significant effect of rubber content and, mainly, that asphalt-rubber binder can increase the resistance to permanent deformation and fatigue cracking.
 
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Tese_Oda_Sandra.pdf (47.44 Mbytes)
Data de Publicação
2018-01-31
 
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