• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2007.tde-27112007-110022
Document
Auteur
Nom complet
Karênina Martins Teixeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2007
Directeur
Jury
Widmer, João Alexandre (Président)
Botter, Rui Carlos
Sant'Anna, José Alex
Tobias, Maisa Sales Gama
Yamashita, Yaeko
Titre en portugais
Investigação de opções de transporte de carga geral em contêineres nas conexões com a região amazônica
Mots-clés en portugais
Modelo de custo de transportes
Sistema de informação geográfica
Transporte intermodal
Resumé en portugais
Comércio e indústria, atualmente, respondem por parcela significativa do produto interno bruto (PIB) do Brasil e juntos demandam significativa quantidade de transporte de carga, principalmente do tipo fracionada, fato que, nos últimos anos provocou o crescimento do transporte desse tipo de carga. O elevado crescimento industrial, em 2004 e 2005, nos principais estados da região norte do país, Amazonas e Pará, indicam o aumento potencial da demanda por transporte de carga fracionada entre o norte e o sudeste, que concentra o maior mercado consumidor. As grandes distâncias, entre o norte e o sudeste, fazem o custo de transporte ter grande impacto significativo no preço final das mercadorias. Esse fato levou à procura por opções de transporte de menor custo, para tornar os produtos fabricados na região norte mais competitivos no mercado interno. Atualmente, existe predominância do transporte rodoviário no corredor norte-sudeste, o que desperdiça, por hipótese, o potencial de outros modos de transporte, como cabotagem, transporte fluvial e, futuramente, transporte ferroviário (Ferrovia Norte-Sul e Ferronorte). Isso motivou o desenvolvimento desta pesquisa, que tem como objetivo avaliar opções de transporte intermodal, econômica e operacionalmente mais atraentes que as praticadas hoje no transporte de carga geral fracionada (produtos e insumos industrializados) em conexões com a região amazônica. A metodologia empregada no trabalho utilizou: (1) técnica de construção de cenários; (2) modelos de custo de transporte para os modos rodoviário, ferroviário, marítimo e fluvial; e (3) sistema de informação geográfica. Os resultados obtidos nesta tese indicam que opções de rotas rodo-marítimas e rodo-fluviais apresentam significativas reduções no custo total de transporte com relação às rotas preferenciais, hoje, praticadas para as ligações entre Belém-São Paulo e Manaus-São Paulo. Os resultados mostram, também, não haver perspectivas para o transporte rodo-ferroviário e rodo-fluvial-ferroviário nessas ligações, uma vez que, neste caso, o custo obtido é maior que os das rotas hoje praticadas.
Titre en anglais
Options investigation of the general cargo transport in containers in the connections with the amazon region
Mots-clés en anglais
Geographic information system
Intermodal transport
Transport cost model
Resumé en anglais
Nowadays, business and industry are responsible for a significant portion of the GDP (Gross Domestic Product) in Brazil, and together they require a considerable amount of freight transport, mainly break-bulk cargo which has stimulated the transport growth of this kind of cargo. The enormous industrial growth in the most important states of the northern region of the country in the years 2004 and 2005 indicate the potential increase of break-bulk cargo transport between the north and the southeast, area that concentrates the strongest consumer market in the country. Due to the long distance between the country's north and southeastern regions, the cost of transport increases the final cost of the goods. This fact led to the search for lower cost transport options in order to make the products of that region more competitive in the domestic market. Currently there has been predominance of road transport in the north/southeast corridor wasting, hypothetically, the potential of other means of transport such as cabotage, river, and, in the future, railroad transport (Norte-Sul and Ferronorte railways). All of this brought about the development of this research which aims at evaluating the intermodal transport options that are economically and operationally more attractive than the break-bulk cargo transport (industrial input and products) used today in the connections with the amazon region. The methodology involves: (1) scenario building; (2) transport cost models for the road, railroad, and marine means; and (3) geographic information system. The results demonstrate that the route options road-marine and road-river show substantial reduction in the transport total cost when compared to the most popular routes used between Belém-São Paulo and Manaus-São Paulo. The results also reveal that there is no perspective of the use of road-rail and road-river-rail transport in such connections since the cost is higher than in the routes used nowadays.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
KARENINA_2007.pdf (4.48 Mbytes)
Date de Publication
2007-12-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.