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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2007.tde-18062007-093237
Documento
Autor
Nome completo
Barbara Stolte Bezerra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2007
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Antonio Clovis Pinto (Presidente)
Brasileiro, Luzenira Alves
Felex, José Bernardes
Silva, José Aparecido da
Simões, Fernanda Antonio
Título em português
Semáforos: gestão técnica, percepção do desempenho, duração dos tempos
Palavras-chave em português
Coordenação semafórica
Desempenho de semáforos
Nível de serviço
Percepção dos motoristas
Semáforos
Resumo em português
Neste trabalho são enfocados três aspectos relacionados com a operação de semáforos: gestão técnica, percepção do desempenho e duração dos tempos. No tocante à gestão técnica, é discutida sua importância em ser realizada de maneira adequada e é investigada a situação das cidades do país em relação à questão. A conclusão é que a situação da gestão semafórica nas cidades do país mostra-se bastante precária, com exceção de algumas grandes cidades. Com relação à percepção do desempenho das interseções semaforizadas, é pesquisada a percepção de motoristas do país quanto ao nível de serviço em semáforos isolados e em grupo de semáforos próximos dispostos ao longo de uma via, considerando os dois parâmetros determinantes da qualidade da operação: a demora e o número de paradas; e analisados os resultados obtidos à luz dos padrões estabelecidos no HCM-2000 e no HCM-1985. A conclusão é que os motoristas brasileiros se mostram mais tolerantes em relação a valores do HCM-2000. No que tange ao aspecto duração dos tempos, são investigadas as razões das programações de tempo empíricas utilizadas na prática, terem alguns resultados satisfatórios. São ainda apresentadas regras simples para a programação de tempos que permitam operar os semáforos com um desempenho aceitável quando não se dispõe de dados e/ou de conhecimento técnico adequado.
Título em inglês
Traffic signals: technical management, perception of performance, timing
Palavras-chave em inglês
Driver´s perception
Level of service
Performance
Timing
Traffic signals
Resumo em inglês
This work emphasizes three aspects related to traffic signals operation: technical management, perception of performance and signal timing. About technical management, it discusses the importance of a good management and evaluates the situation around the country. The conclusion is that management of traffic signals at brazilian cities is poor, with some exceptions at large cities. In relation to perception of performance, it researches country drivers perceptions related to level of service at single signalized intersections and group of signalized intersections, considering two parameters that determinate the quality of operation: delay and the number of stops; the results were analyzed and compared with the standard values of HCM-2000 and HCM-1985. It was found that brazilian drivers have more tolerance to the standard values of HCM-2000. About the signal timing, there were investigated the reasons of why empirical techniques used in practice at signalized intersections had some satisfactory results. In addition, it presents simple rules for timing traffic signals that will due an acceptable performance when the city does not have enough data, resources or specific technical knowledge.
 
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CAPA.pdf (32.17 Kbytes)
Data de Publicação
2008-05-09
 
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