• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2005.tde-17062005-182009
Documento
Autor
Nome completo
Márcia de Andrade Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da (Presidente)
Belhot, Renato Vairo
Fonseca Filho, Homero
Gonçalves, Mirian Buss
Menezes, Marizilda dos Santos
Título em português
Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
Palavras-chave em português
alternativas pedagógicas
estilos de aprendizagem
planejamento de transportes
processo de ensino-aprendizagem
recursos tecnológicos
Resumo em português
As rápidas mudanças causadas pelo avanço tecnológico e pelo processo de globalização reforçam a necessidade de se redefinir o perfil do engenheiro para atender as exigências tanto do mercado de trabalho como da sociedade. O surgimento de novas técnicas e ferramentas de análise é uma conseqüência natural deste avanço tecnológico e científico e deveria ser rapidamente incorporado a cursos com forte base tecnológica, como a Engenharia. O desafio para que isto efetivamente ocorra é que o tempo dedicado às disciplinas não pode mais ser ampliado para incorporar novos conteúdos. No entanto, a hipótese desta pesquisa é que, ao mesmo tempo em que fazem parte do problema, as novas tecnologias podem fornecer os recursos necessários para a sua solução. Neste contexto, um novo paradigma para o ensino-aprendizagem é necessário, sendo importante para isto, reconhecer não somente o potencial papel do computador e das ferramentas a ele associadas, como também compreender os diferentes estilos de aprendizagem. Diante disto, o objetivo deste trabalho de tese é explorar e avaliar alternativas para adequação do processo de ensino-aprendizagem ao contexto de rápidas e constantes inovações hoje observado, fazendo-se uso de recursos da hipermídia, fundamentada nos conceitos do construtivismo e testada a partir da introdução de conteúdos inovadores em uma disciplina que trata de Planejamento de Transportes. Através dessa disciplina procurou-se avaliar se os alunos seriam capazes, com a abordagem proposta, de absorver novos tópicos sem comprometer o conteúdo programático tradicional. Para tanto, complementou-se o paradigma tradicional com diversas alternativas pedagógicas (trabalhos em grupo, CD educativo, pesquisas na Internet, WebCT, etc.) em uma turma do terceiro ano do curso de Engenharia Civil. Os resultados encontrados indicam que as alternativas consideradas contribuíram de alguma forma para o aprimoramento da metodologia tradicional, apresentando resultados positivos para o aprendizado. Pode-se afirmar assim que a contribuição desse trabalho para o ensino de Engenharia de Transportes foi significativa, na medida em que demonstra que é possível aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, inclusive incorporando novos conteúdos, mesmo diante de uma grade curricular rígida.
Título em inglês
Teaching-learning in a dynamic context – the case of transportation planning
Palavras-chave em inglês
learning styles
pedagogical alternatives
teaching-learning process
technological resources
transportation planning
Resumo em inglês
The fast changes produced by the technological development and by the globalization process highlight the need for a new profile of an engineer that can meet the demands of the labor market and of the society. The emergence of new techniques and analyses tools is a natural consequence of that technological and scientific development and it should be immediately incorporated into courses with a strong technological basis, such as Engineering. The challenge to do so is the time constraint imposed to disciplines, which can no longer be increased to include additional topics. However, the hypothesis of this research is that although the new technologies are part of the problem, they can also provide the resources needed for its solution. In such a context, a new paradigm for the teaching learning process is required, in which not only the potential role of the computer itself and of the tools associated to are acknowledged, but also the different learning styles of the students should be taken into account. Therefore, the objective of this research work is to search and evaluation of alternatives for adapting the teaching-learning process to the context of fast and constant innovations currently observed. This is achieved by using multimedia resources for exploring concepts of constructivism, tested with the inclusion of innovative concepts in a Transportation Planning discipline. This experiment was meant to evaluate if the students would be able to grasp new topics along with the long-established contents with the proposed approach. The traditional paradigm was then combined with several pedagogical alternatives (team work, educational CD-ROM, research on Internet, WebCT, etc.) in a Civil Engineering attended by third-year students. The results found indicate that the alternatives considered have contributed to some extent, to the improvement of the traditional teaching method, bringing positive outcomes to the learning process. Therefore, one can conclude that this study brought a valuable contribution for Transportation Engineering education, given that the teaching-learning process was improved while making possible the inclusion of new topics even in a very inflexible grid course.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MPereira.pdf (2.97 Mbytes)
Data de Publicação
2005-09-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.