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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-14042016-144045
Document
Auteur
Nom complet
Rômulo Saraiva Xerez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2002
Directeur
Jury
Widmer, João Alexandre (Président)
Lima Neto, Oswaldo Cavalcanti da Costa
Setti, José Reynaldo Anselmo
Titre en portugais
Método comparativo de desempenho para interseções em nível de rodovias de pista simples
Mots-clés en portugais
Atraso
Capacidade
Conflitos
Custo
Interseções
Resumé en portugais
Esta pesquisa propõe um método que compara o desempenho de interseções através de quatro medidas: número de conflitos de tráfego, capacidade integral de processamento, atraso e espera média e custo de construção. O método foi aplicado a um grupo de seis interseções, três configurações alternativas e três variações do conceito trevo vazado, conceito básico adotado na grande maioria das interseções em nível de rodovias rurais brasileiras. Em paralelo, desenvolveu-se um método de conflitos baseado no conceito de conflito equivalente. O programa INTEGRATION foi utilizado no cálculo da capacidade integral de processamento e atraso e espera média. É apresentada uma planilha simplificada de custo de construção para obtenção dos orçamentos das interseções. Uma comparação de desempenhos é realizada para uma condição particular de capacidade de tráfego. Como o método permite a parametrização, ele pode também ser utilizado para avaliar outras condições operacionais. Conclui-se que, para as condições operacionais avaliadas, as configurações do tipo trevo vazado tem desempenho inferior a duas alternativas investigadas na pesquisa, a rotatória e a rotatória alongada com entrelaçamento.
Titre en anglais
Comparative method of road intersection performance
Mots-clés en anglais
Capacity
Cost
Delay
Intersection
Traffic conflict
Resumé en anglais
This research proposes a method to compare road intersection performances through four measures: number of traffic conflicts, processing integral capacity, average delay and waiting time and construction cost. The method was applied to a group of six intersections, three alternative configurations of intersections and three variations of the "trevo vazado" concept, which is usual basic concept for projects of Brazilian road intersection. At the same time, a traffic conflict method, based on equivalent conflict concept, was developed. The INTEGRATION software was used to calculate the processing integral capacity and the average delays and waiting times. A simple construction cost table for estimating the construction cost of the intersections is presented. A performance comparison of the various intersection configurations is also presented for a particular level of processing capacity. As the method permits parametrization, it can be used to evaluate other operational conditions. It is concluded that, for the evaluated operational conditions, the configurations of the "trevo vazado" have an inferior performance than the roundabout and the along roundabout.
 
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Date de Publication
2016-04-14
 
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