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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-13042018-185008
Document
Auteur
Nom complet
Segundo Carlos Lopes
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1996
Jury
Felex, José Bernardes (Président)
Cintra, Jorge Pimentel
Ferreira, Marcos Antonio Garcia
Segantine, Paulo Cesar Lima
Silva, Irineu da
Titre en portugais
GPS e o perfil vertical de rodovias
Mots-clés en portugais
GPS
Infra-estrutura viária
Resumé en portugais
O uso de processos práticos, seguros e rápidos alternativos aos da topografia para medida de altitudes em vias existentes, tornou-se necessário porque: o transporte de cana de açúcar utiliza rodovias e diversos tipos e modelos de caminhões pesados que participam cada vez mais do transporte e provocam a necessidade de reestudo da geometria das vias. O perfil vertical de rodovias é constituído por rampas, concordadas por curvas verticais. A parábola simples de eixo vertical é a forma de curva mais usual para concordar rampas. Analisando resultados de levantamentos de cotas na via Thales de Lorena Peixoto Júnior - SP 318 - demonstrou-se que o Sistema de Posicionamento Global (GPS) - equipamentos e processos para determinar posições em três dimensões na, ou próximo à, superfície terrestre, a partir de sinais transmitidos por satélites artificiais - pode fornecer coordenadas horizontais e verticais para estudo de perfis verticais em rodovias existentes. Conclui-se que dados obtidos com uso do GPS e processados através de análise de regressão, são adequados para "reconstruir a geometria vertical de vias", e, que o estudo de pontos extremos de resíduos da análise de regressão de rampas pode levar à redução de erros padrões nas expressões de curvas verticais e rampas. Durante a concessão de Autorização Especial para controlar o acesso de veículos pesados às rodovias oficiais, os Órgãos com jurisdição sobre a via devem analisar itens como a distância de visibilidade nas áreas de manobra para minimizar o risco de acidentes - o GPS pode facilitar esses estudos.
Titre en anglais
not available
Mots-clés en anglais
not available
Resumé en anglais
lt can be good to use best methods than Surveying to define the vertical alignment of existing roads specially because the sugar cane and large cargo vehicles are becoming a significant share of the traffic in Brazilian Rural Highways. The Global Positioning Systems (GPS) is a system to determine positions in three dimensions from satellite emitted signals. lt was demonstrated that analyzing elevations obtained by GPS from the Thales de Lorena Peixoto Júnior Highway (Sao Carlos, State of Sao Paulo, Brazil) gives the necessary arguments to conclude that GPS Operations can be a process to study the vertical elevations of constructed highways. The main conclusion of the work is that GPS data can be processed by using regression analysis to reconstruct the vertical alignment of roads. Also the data could express the parabolic vertical curves. To ride a high cargo vehicle in a road one need to have a "special passport." The Public administrator needs to know details on some items from vertical alignments in order to minimize the accidents' risks for issuing this document - GPS should help the studies on those subjects.
 
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Date de Publication
2018-04-16
 
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