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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2018.tde-13042018-153503
Documento
Autor
Nome completo
Plinio da Costa Temba
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1995
Orientador
Banca examinadora
Felex, José Bernardes (Presidente)
Silva, Irineu da
Suzuki, Carlos Yukio
Título em português
Geometria e distância de visibilidade para frenagem em curvas horizontais de rodovias
Palavras-chave em português
Engenharia de transportes
Infra-estrutura viária
Resumo em português
Nesse trabalho, mostrou-se que há relações geométricas entre parâmetros que caracterizam uma curva horizontal circular de uma via e a distância de visibilidade necessária para a operação de frenagem durante a condução de veículos. Mostrou-se, outrossim, que é possível, através de estudos de geometria das curvas caracterizar "áreas que devem ser mantidas livres de obstáculos visuais nas laterais de curvas das vias" para assegurar, aos motoristas, as condições de visibilidade para frenagem. Dessa forma, mostrou-se que o estudo das distâncias de visibilidade nas curvas horizontais circulares das vias pode ser efetuado adotando-se formulações exatas, tanto para a capacidade de frenar com segurança os veículos, como para assegurar aos motoristas a necessária distância lateral livre de obstáculos à visão. Além disso, discutiram-se alguns tópicos sobre as recomendações do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, visando esclarecer aspectos sobre os resultados de aplicação de processos propostos para estudos da distância de visibilidade para frenagem, sua qualidade e grau de atualização.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
not available
Resumo em inglês
It was shown that there are geometric relationships among the characteristics of the elements of a horizontal circular roadway curve and the necessary stopping sight distance during the operation of vehicles. Also it was shown that it is possible the definition of offsets to sight obstructions offering to the driver the needed stopping sight distance on curves. So the study of sight distances on curves should be done by using exactly mathematical forrnulation. After that it was discussed some topics from the standards of the National Highway Department (Brazil) to clear on their results, quality and actualization.
 
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Data de Publicação
2018-04-16
 
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