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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2006.tde-10022011-105402
Document
Auteur
Nom complet
Cintia Yumiko Egami
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2006
Directeur
Jury
Setti, Jose Reynaldo Anselmo (Président)
Ferraz, Antonio Clovis Pinto
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Silva, Paulo Cesar Marques da
Suzuki, Carlos Yukio
Titre en portugais
Adaptação do HCM-2000 para determinação do nível de serviço em rodovias de pista simples sem faixas adicionais no Brasil
Mots-clés en portugais
Algoritmo genético
Calibração e validação
HCM-2000
Nível de serviço
Rodovias de pista simples
Simulação de tráfego
Resumé en portugais
O objetivo desta tese é adaptar os procedimentos do Highway Capacity Manual 2000, para que possam melhor estimar a qualidade de serviço nas condições de tráfego encontradas em rodovias de pista simples estudadas. Para isto, foi desenvolvido um programa para calibração automática do simulador TRARR, baseado em um algoritmo genético e implementado em Perl. A calibração, que usa dados de velocidade e porcentagem de veículos em pelotões, coletado por meio de filmagens nos locais estudados, foi feita simultaneamente para cinco trechos diferentes, para que o simulador fosse capaz de reproduzir as características de um trecho típico de rodovia de pista simples do estado de São Paulo. Para garantir a qualidade dos resultados das simulações realizadas com o modelo recalibrado, procedeu-se à sua validação, usando-se um conjunto independente da dados. Partindo-se do pressuposto que a estrutura geral do método deveria ser mantida, a adaptação do HCM-2000 consistiu em obter novos valores para os diversos fatores de ajuste usados no processo de estimativa do nível de serviço. Para tanto, foram reproduzidos os experimentos de simulação realizados no desenvolvimento do procedimento para análise de rodovias de pista simples, à exceção do uso da versão recalibrada TRARR no lugar do simulador TWOPAS. Os fatores de ajuste adaptados foram: fator de pico horário (PHF), fator de ajuste de rampas (fG), fator de equivalência veicular (ET), fator para o efeito de zonas de ultrapassagem proibida (fnp) e fator de ajuste para o efeito combinado da divisão direcional do tráfego e de zonas de ultrapassagem proibida (fd/np). Com exceção do PHF, todos os demais fatores foram obtidos a partir de resultados de simulação. Os níveis de serviço observados nos cinco trechos estudados foram comparados com estimativas obtidas com a versão original do HCM-2000 e com a adaptação proposta. Os resultados desta comparação mostram que as estimativas obtidas com a adaptação proposta são mais precisas que as obtidas usando-se os valores originais do HCM-2000.
Titre en anglais
Adaptation of the HCM-2000 to estimate the level of service for two-lane highways without auxiliary lanes Brazil
Mots-clés en anglais
Calibration and validation
Genetic algorithms
HCM-2000
Level of service
Traffic simulation
Two-lane highways
Resumé en anglais
This thesis objective is to adapt the Highway Manual Capacity 2000, procedures to produce better estimates of service level and capacity for two-lane highways studied, In order to do this, an automatic calibration system, implementing a genetic algorithm and coded in Perl, was used to obtain a recalibrated version of TRARR, a two-lane highway simulation model. The calibration, that which uses speed and percent vehicles traveling in platoons data collected by videotaping, was carried out simultaneously for five different road segments, so that the recalibrated model would be able to reproduce traffic behavior on a typical two-lane road in the state of São Paulo, Brazil. The recalibrated model was validated using a second, independent, set of data. Based on the assumption that the general framework of the methodology should be kept, the adaptation was achieved by obtaining new values for the adjustment factors used in the procedure. Thus, the simulation experiments used in the development of HCM-2000 methodology were reproduced using the recalibrated TRARR model. The following adjustment factors were adapted: peak hour factor (PHF), grade adjustment factor (fG), heavy vehicle equivalence factor (ET), adjustment factor for the effect of non-passing zones (fnp) and adjustment factor for combined effect of directional distribution of traffic and percentage of no-passing zones (fd/np). With the exception of the PHF, all factors were obtained from simulation results. In order to assess the accuracy of the proposed adaptation observed levels of service were compared to the estimates obtained through the original HCM-2000 procedure and the modified procedure. The results of these comparisons clearly show that the estimates obtained using the proposed values for the adjustment factors are closer to the observed levels of service than the estimates obtained using the original values for the adjustment factors.
 
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CintiaEgami.pdf (1.36 Mbytes)
Date de Publication
2011-03-04
 
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  • Egami, C. Y., Setti, J. R., e Rilett, L. R. Algoritmo genético para calibração automática de um modelo de simulação de tráfego em rodovias de pista simples. Transportes (Rio de Janeiro), 2004, vol. 12, p. 5-14.
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  • Setti, J. R., et al. Adaptação do HCM2000 para análise da capacidade e do nível de serviço em rodovias de pista simples no Brasil. In XXIV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET, Salvador, 2010. Anais da XXIV ANPET (CD-ROM).Rio de Janeiro : ANPET, 2010. Resumo.
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  • Setti, J. R., et al. Adaptação do HCM2000 para análise da capacidade de rodovias de pista simples no Brasil. In CNT, e ANPET. Transporte em Transformação XV - Trabalhos vencedores do Prêmio CNT Produção Acadêmica 2010. Organizador. Brasília, DF : Confederação Nacional do Transporte, 2011{Volume}, p. 191-211.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10022011-105402/
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