• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Augusto Ruiz Nogueira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1995
Orientador
Banca examinadora
Widmer, João Alexandre (Presidente)
Felex, José Bernardes
Suzuki, Carlos Yukio
Título em português
Análise da relação da geometria de rodovias e acidentes envolvendo veículos de carga
Palavras-chave em português
Acidentes
Rodovias
Veículos de carga
Resumo em português
O trabalho apresenta um método para avaliar a relação dos acidentes envolvendo veículos de carga com as características geométricas das rodovias. A partir de uma análise macroscópica para um trecho de estudos considerado, o método vai detalhando os acidentes por sub-trechos até concentrar-se em regiões ou locais críticos do ponto de vista da compatibilidade do tráfego de veículos com a geometria da via. Apresenta-se um estudo ele caso de um trecho com condições geométricas potencialmente perigosas e elevado tráfego de veículos de carga, situado dentro da área de atuação da DR3 do DER-SP (Obelisco - Jaú - Pederneiras). A partir dos resultados da aplicação elo método ao trecho selecionado, conclui-se que a hipótese de que existe uma relação de acidentes com a geometria da via tem fundamento e merece uma investigação aprofundada. Apresentam-se também uma série de recomendações quanto a melhorias na geometria de trechos críticos e quanto à estrutura dos dados e forma de preenchimento dos Relatórios de Acidentes de Trânsito - RATs.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
not available
Resumo em inglês
The study presents a method to evaluate the relationship of accidents involving cargo vehicles with the geometric characteristics of roads. Starting with a macroscopic analysis of a road section, the method details the accidents by sub-sections and then concentrates on critical regions or points from the the point of view of compatibility of the traffic of cargo vehicles with road geometry. A case study for a road section situated in the operation area of the DR3 of DER-SP, that is considered potentially hazardous and has a hjgh traffic volume of cargo vehicles, is presented. Based on the results of the case study, it is concluded that the hipothesis that there exists a relationship between accidents and road geometry is a sound one and deserves further investigation. A series of recommendations of improvements in road geometry of critical segments is presented, as well as recommendations of forms of improving the data and filling out of the Traffic Accidents Reports- RATs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-04-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.