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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2002.tde-06042015-085620
Documento
Autor
Nome completo
Cynthia Perpétua Lotti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2002
Orientador
Banca examinadora
Widmer, João Alexandre (Presidente)
Françoso, Maria Teresa
Kabbach Júnior, Felipe Issa
Schaal, Ricardo Ernesto
Silva, João Fernando Custódio da
Título em português
Método de sistematização e levantamento de dados para o estudo da relação de acidentes com o alinhamento em planta e perfil de uma rodovia
Palavras-chave em português
Acidentes
Banco de dados
Geometria
GPS
Rodovia
SIG
Resumo em português
Neste trabalho é proposto um método de levantamento e sistematização de dados que são relevantes para a investigação da relação de acidentes em uma rodovia com algumas características físicas básicas como raio das curvas horizontais e verticais, declividade e comprimento de rampas. Para restituição da geometria é proposta a utilização do sistema GPS no modo cinemático, modo este que apresenta uma série de vantagens sobre os instrumentos clássicos de topografia. Com objetivo de definir os locais de início e fim das retas, rampas e curvas, tanto horizontais como verticais, foi elaborado um método baseado na derivada dos dados levantados com o GPS. O processo de separação proposto foi testado com dados coletados ao longo de 32 km de uma rodovia. Da mesma forma, o método foi validado com dados teóricos de exemplos simulados, dados do projeto executivo da mesma rodovia e com dados coletados com uma Estação Total em um trecho de 3 km. Todas as validações mostraram uma boa aderência do método com relação aos dados originais. Aos dados da geometria foram incorporados os dados de acidentes em um SIG utilizando software TRANSCAD 1 . Os dados de acidentes foram armazenados através de um programa em ACCESS desenvolvido por alunos de graduação da EESC. Com todas as informações disponíveis foi possível verificar que existe uma forte relação entre a geometria da rodovia e os acidentes envolvendo veículos de carga em trechos de baixa velocidade, onde colisão traseira e abalroamento lateral ocorrem quando o condutor não avalia corretamente a velocidade do veículo à sua frente devido a grande diferença de velocidades.
Título em inglês
A data collection and systematization method to study the relation of accidents with horizontal and vertical alignment of the road
Palavras-chave em inglês
Accidents
Database
Geometry
GPS
Highway
SIG
Resumo em inglês
In this work, a surveying and systematization method of relevant data to investigate the relation between highway accidents and basic geometric characteristics of the road like horizontal and vertical curve radius, length and slope of ramps is proposed. For the geometric restitution, the kinematic GPS method is proposed as it shows several advantages over classical topography instruments. In order to define the beginning and end of tangents, ramps and both horizontal and vertical curves, a method based on the derivates of GPS data was developed. The proposed separation process was tested with data collected along a 32 km road section. Futhermore, the method was validated with theoretical simulation examples, data from an construction plans of this same highway section and data collected with a Total Station at a 3 km section. All validations showed good adherence of the method representing the original data. Accident data were incorporated to the geometry data in a GIS. In this process the software, TRANSCAD was chosen. The accident data were stored in an ACCESS database developed by EESC undergraduated students. With the data available, it was possible to verify that there is a strong relation of vertical geometry of the road and accident involving trucks at low speed sections, where rear end and lateral collision of overtaken trucks occur because the driver of the approaching vehicle evaluates the speed of the leading or overtaken vehicle incorrectly due to the large difference of speeds.
 
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Data de Publicação
2015-04-08
 
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