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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-06012016-115545
Document
Auteur
Nom complet
Scarlett Del Carmen Leiva Tapia
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2003
Directeur
Jury
Ferraz, Antonio Clóvis Pinto (Président)
Demarchi, Sérgio Henrique
Silva, Paulo Cesar Marques da
Titre en portugais
Avaliação de alternativas de operação de um trecho de via semaforizado utilizando o simulador INTEGRATION
Mots-clés en portugais
Coordenação semafórica
INTEGRATION
Medidas de desempenho
Modelos de simulação
Otimização
Simulação
Trecho semaforizado
Resumé en portugais
Este trabalho contém os seguintes tópicos: fundamentos sobre a operação de semáforos e descrição de alguns modelos analíticos de avaliação do desempenho de semáforos isolados e coordenados; considerações sobre simulação do tráfego de veículos e comentários sobre alguns dos principais modelos de simulação desenvolvidos; descrição do simulador de tráfego INTEGRATION; análise dos valores obtidos com o INTEGRATION em alguns casos simples de cruzamentos com semáforos isolados e coordenados, através da comparação com os resultados fornecidos por outros modelos teóricos de avaliação do desempenho de semáforos; e emprego do simulador INTEGRATION na avaliação de algumas alternativas de operação de um trecho de via semaforizado da cidade de Manágua- Nicarágua. Os valores obtidos com o INTEGRATION nos casos simples de cruzamentos com semáforos isolados e coordenados mostram-se próximos dos fornecidos por outros modelos teóricos, bem como consistentes com o comportamento real da operação de veículos em semáforos isolados e coordenados. A análise da situação atual do trecho de via de Manágua analisado mostrou dois pontos importantes: primeiro, o trânsito no local se encontra totalmente congestionado nos horários de pico; segundo, alterações na programação dos semáforos não resolvem o problema, sendo necessário o aumento de uma faixa em cada sentido na via principal. Considerando o aumento das duas faixas, foram gerados seis cenários de operação, numa combinação envolvendo os seguintes aspectos: semáforos isolados ou coordenados, existência de conversão à esquerda ou não e coordenação na via principal num e no outro sentido. Todos esses cenários mais o cenário atual foram avaliados utilizando o simulador INTEGRATION. Os resultados apontam que os melhores cenários são aqueles em que é proibida a conversão à esquerda. Por circunstâncias particulares, a coordenação dos semáforos não apresentou os benefícios que normalmente apresenta.
Titre en anglais
Evaluation of alternatives of a signalized stretch operation using INTEGRATION simulator
Mots-clés en anglais
Effectiveness measures
INTEGRATION
Optimization
Signalized strech
Simulation
Simulation modeling
Traffic signals coordination
Resumé en anglais
The following topics are enclosed in this work: fundamentals about traffic signals operation and description of some analytical models of evaluation of isolated and co-ordinated traffic signals performance; considerations about the traffic of vehicles simulation and comments regarding some of the main developed simulation models; description of the traffic simulator INTEGRATION; analysis of the values obtained using INTEGRATION in some simple cases of intersections with isolated traffic signals and coordinated, through the comparison with the supplied results obtained in other theoretical evaluation models of the traffic signals performance; and INTEGRATION simulator application in the evaluation of some operation alternatives of a signalized stretch in the city of Managua-Nicaragua. The values obtained with the INTEGRATION in the simple cases of intersections with isolated and co-ordinated traffic signals are close to the supplied ones by theoretical models, as well as consistent with the real behavior of vehicles operation at isolated and co-ordinated traffic signals. The current situation analysis of the stretch of way of Managua indicated that: the local traffic is totally congested in the peak times; and the alterations in the traffic signals programing do not solve the problem; having the necessity of increasing and additional lane in the main lane. Considering the increase of these two lanes, six scenary of operation were generated, in a combination involving the following aspects: isolated and co-ordinated traffic signals, existence of conversion the left turn or not and co-ordinated traffic signals in the main way in one on the other direction. All these scenes and the current scene had been more evaluated using simulator INTEGRATION. The results point that the best scenes are those where it is forbidden the left turn. For particular circunstances, the co-ordinated traffic signals did not present benefits that normally present.
 
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Date de Publication
2016-01-06
 
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