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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.18.1999.tde-05012004-151230
Documento
Autor
Nombre completo
Márcio Albuquerque Silveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1999
Director
Tribunal
Soria, Manoel Henrique Alba (Presidente)
Coelho, Vladimir
Fabbri, Glauco Tulio Pessa
Título en portugués
Estudo sobre adição de polímero em areia-asfalto a frio
Palabras clave en portugués
areia-asfalto
emulsão
misturas a frio
pavimentação
polímero
Resumen en portugués
O revestimento de areia-asfalto a frio, ainda que pouco utilizado, é uma alternativa importante para construção de rodovias de baixo volume de tráfego no Estado do Ceará. Neste trabalho é apresentado estudo comparativo entre misturas de areia-asfalto fabricadas a frio com a utilização de emulsão asfáltica convencional e emulsão modificada com polímero. O objetivo da pesquisa é avaliar, através de ensaios de creep dinâmico, creep estático e o ensaio de desgaste Cantabro, se o uso da emulsão modificada com polímero resulta em uma mistura de areia-asfalto a frio mais resistente ao desgaste e à deformação permanente. As misturas asfálticas analisadas nesta pesquisa apresentaram boa resistência ao desgaste, mas em virtude das dificuldades ocorridas nos ensaios de creep não foram encontradas evidências de que o uso de emulsão modificada com polímero produzisse uma mistura de areia-asfalto a frio mais resistente
Palabras clave en inglés
cold mixes
emulsion
polymer
sand-asphalt
Resumen en inglés
Cold sand-asphalt surface layer, although not widely used, is an important alternative for construction of low traffic roads in Ceará State. This work presents a comparative study between cold sand-asphalt mixtures produced with standart asphaltic emulsion and polymer modified emulsion. The aim of this research is to evaluate, with use of dynamic and static creep tests and the Cantabro wear out test, if the use of a polymer modified emulsion would result in a cold sand-asphalt mixture more resistent to wear out and permanent deformation. The asphaltic mixes analyzed in this research presented high wear out resistence, but due to dificulties occurred in creep tests there were not found evidences that the use of polymer modified emulsion would produce a more resistent cold sand-asphalt mixture
 
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Fecha de Publicación
2004-03-25
 
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