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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2016.tde-29082016-150156
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Carlos Canale
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1991
Orientador
Banca examinadora
Ruffino, Rosalvo Tiago (Presidente)
Nigro, Francisco Emilio Baccaro
Steffen Junior, Valder
Venanzi, Duilio
Yamane, Eitaro
Título em português
Estudo de desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento
Palavras-chave em português
Autoveículo rodoviário (desempenho)
Binômio pneumático x pavimento
Frenagem
Passeio do centro de gravidade
Resumo em português
Este trabalho aplica um procedimento para análise do desempenho de um autoveículo rodoviário (Kadett GS 2.0 da General Motors do Brasil), em aceleração e desaceleração (freagem), considerando o "passeio do centro de gravidade" e as "restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento". A dinâmica do processo de frenagem do veículo/exemplo é estudada, obtendo-se a desaceleração e o espaço percorrido, como função do "passeio do centro de gravidade" e duas "restrições impostas pelo pneumático x pavimento". Comparações teórico-experimentais são realizadas. Para o controle do processo de frenagem do veículo/exemplo, obtém-se uma "função-transferência" que muda continuamente o balanceamento das forças de frenagem nos eixos, utilizando-se, para isto, de sinais oriundos de um acelerômetro e de um sensor de peso instalados no veículo. Esta função otimiza o processo de frenagem para qualquer carregamento permissível do veículo e em qualquer nível de desaceleração (qualquer tipo de piso). Deste veículo obtêm-se os diagramas de rendimento, aceleração líquida para cada marcha engrenada, e, posteriormente, o "tempo de aceleração" e "retomada de velocidade", como função do "passeio do centro de gravidade" e das "restrições impostas pelo pneumático x pavimento". Comparações teórico-experimentais são também realizadas. Em todos os casos, foram obtidos bons resultados na comparação teórico-experimental, validando o modelo matemático elaborado e o procedimento de análise.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
Braking
Centre of gravity envelope
Road vehicle (performance)
Tyre-surface relationship
Resumo em inglês
This work applies a procedure for the analysis of the performance of a road vehicle, (General Motors do Brasil, Kadett GS 2.0), in acceleration and deceleration (braking), which takes into consideration the centre of gravity envelope and the restrictions imposed by the tyre/surface relationship. A study is made of the dynamic braking process of the vehicle/example, and the deceleration and distance covered are obtained as a functions of the c.g. position and the tyre/surface relationship. Comparisons are made between theory and experiment. A transfer function is obtained for the control of the braking process of the vehicle/example, that continually changes the balance of the braking forces on the axles, thorugh the use of signals transmitted from an accelerometer (g - meter) and a sensor giving the installed weight of the vehicle. This function optimizes the braking process for any permissible vehicle load and deceleration level, for any type of surface. The performance diagrams, the acceleration in each gear, and, following these the acceleration time and time-to-return-to-normal-speed are obtained as functions of the position of the c.g. and the restrictions imposed by the tyre/surface relationship. Comparisons of theory with practice are also made. In all cases, comparisons between theory and practice give good results, validating the mathematical model and the analysis procedure.
 
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Data de Publicação
2016-08-29
 
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