• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2017.tde-28032017-160537
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Vernaschi Lima
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2002
Director
Tribunal
Rozenfeld, Henrique (Presidente)
Belhot, Renato Vairo
Forcellini, Fernando Antonio
Politano, Paulo Rogério
Rentes, Antonio Freitas
Título en portugués
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos: uma proposta de ensino e treinamento baseada em tecnologia de educação
Palabras clave en portugués
Cenário de integração
Ensino baseado em computador
Processo de desenvolvimento de produtos
Resumen en portugués
Um dos mais sérios desafios enfrentados pelas comunidades científica e acadêmica tem sido quebrar os paradigmas tradicionais da educação formal, que é apoiada basicamente na transmissão de conhecimento centrada no professor e que coloca o aluno de forma passiva no processo de ensino e aprendizagem. Da mesma forma que as instituições de ensino enfrentam este desafio, as empresas têm sentido também grande dificuldade na capacitação de seus funcionários de forma a acompanhar, com a mesma velocidade, a mudança de métodos e tecnologia, impostos por um mercado competitivo e globalizado. Para manterem-se competitivos neste contexto da globalização, as empresas buscam como fator diferencial, além de outros, o desenvolvimento de novos produtos de maneira mais eficiente diante das necessidades ditadas pelo mercado. Porém, a dificuldade de proporcionar um treinamento eficaz de seus funcionários, principalmente quanto ao desenvolvimento de novos produtos, pode representar uma restrição à competitividade das empresas. Como uma tentativa de sanar este quadro, foi desenvolvido um cenário de integração que está baseado em um modelo de referência e na vivência dos participantes em uma estória de desenvolvimento de produtos de uma empresa modelo. Porém, pela quantidade de assuntos novos abordados no cenário de integração, suas aplicações anteriores registraram falhas de aprendizagem pelo desnivelamento de conhecimentos e por características particulares de aprendizagem de cada participante. Assim, este trabalho propõe uma nova estrutura para o cenário de integração, baseada em sistemas computacionais para a preparação e ensino dos conceitos abordados no desenvolvimento de produtos, bem como a continuidade do aprendizado após a realização de cursos do cenário de integração. Ainda dentro da proposta deste trabalho, está a implantação desta nova configuração para o cenário de integração para alunos de graduação e a avaliação dos resultados obtidos nesta experiência.
Título en inglés
Product development integration scenario: a teaching and training proposal based on education technology
Palabras clave en inglés
Computer based learning
Product development process
Scenario of integration
Resumen en inglés
One of the greatest challenges for scientific and academic communities has been to break the traditional paradigms of formal education, which are essentially based on the transmission of teacher-centered knowledge and which place the student in a passive role in the teaching and learning process. Just as educational institutions face this challenge, so do companies encounter serious difficulties in terms of capacitating their employees to cape with the methodological and technological changes brought about by a competitive and globalized market at the same rate that these changes occur. To remain competitive and meet the market- dedicated needs in this globalized context, companies seek more effective new product development methods, among others, as a differentiating factor. However, the difficulties involved in providing effective employee training, particularly insofar as new product development is concerned, may represent a restriction to the competitiveness of companies. In an attempt to reverse this situation, an integration scenario was developed based on a reference model and on the participants' personal experience in the product development story of a model company. However, owing to the number of new subjects broached in the integration scenario, its previous applications revealed learning failures resulting from participants' unequal degree of knowledge and their distinct learning characteristics. This work, therefore, proposes a new structure for the integration scenario based on computer systems for the preparation and teaching of the concepts applied to product development, as well as for continued learning following the integration scenario courses. The scope of this work also includes the implementation of this new configuration for the integration scenario for undergraduate students and the assessment of the results of this experience.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Tese_Lima_RenatoV.pdf (36.45 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-03-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.