• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2000.tde-17092001-133126
Documento
Autor
Nome completo
Sérgio Henrique Evangelista
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Lirani, Joao (Presidente)
Coelho, Reginaldo Teixeira
Qureshi, Hazim Ali Al
Título em português
Diagramas de limite de conformação aplicados à análise por elementos finitos de um processo de estampagem em chapas metálicas.
Palavras-chave em português
conformação de chapas metálicas
diagramas de limite de conformação
estricção
método dos elementos finitos
Resumo em português
Entre os processos de fabricação mecânicos atuais destacam-se os processos de conformação de chapas metálicas devido à sua produtividade e confiabilidade e a seus baixos custos de produção, baixo consumo de material e produtos nos formatos bem próximos dos esperados nas fases de projeto. Isto só é possível se todas as variáveis do projeto e do processo estiverem conforme as especificações prévias, exigidas principalmente em setores da indústria tais como o aeronáutico e o automobilístico. Um recurso útil para se alcançar estas expectativas é o estudo da estricção e da conformabilidade em chapas metálicas, representadas em diagramas de limite de conformação (DLC), os quais, aliados à análise numérica através do Método dos Elementos Finitos, permitem predições a respeito das variáveis de projeto. Este trabalho tem como objetivos rever e aplicar conceitos relativos a estes aspectos. O objetivo principal deste trabalho é de dispor uma metodologia de avaliação e otimização para o processo de estampagem, utilizando-se elementos finitos e DLC. Uma modificação no método de Marciniak-Kuczynski é utilizada para a obtenção do DLC. Busca-se com isto uma contribuição para a redução de custos em aplicações industriais com o uso desta metodologia através da diminuição das fases de tentativas e erros em projeto e reforma de estampos (try-outs).
Título em inglês
Forming limit diagrams applied to finite element analysis of deep drawing of sheet metals
Palavras-chave em inglês
finite element method
forming limit diagrams
necking.
sheet metal forming
Resumo em inglês
Nowadays, sheet metal forming processes have an important role amongst the mechanical manufacturing processes, because they are characterized by high productivity and reliability at low cost, low material waste and near net shapes from design. This is achieved by controlling the design and process parameters according to initial constraints. This scenario is common at aeronautic and at automobilistic productions . These results are obtained by studies of necking and formability in sheet metals and by the use of forming limit diagrams (FLD) and finite element numerical analysis to predict design parameters. This work reviews these concepts and presents a methodology for optimization of deep drawing processes, by using finite element method and FLD. A modification of the Marciniak-Kuczynski method has been introduced to obtain the FLD. Once this methodology has been performed, it can be possible to reduce try-outs in sheet metal dies and costs reduction can also be obtained.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Sergio_H_Evang.pdf (1.23 Mbytes)
Data de Publicação
2001-09-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.