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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-17022016-123236
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Henrique Palota
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Maunsell, Michael George (Presidente)
Catalano, Fernando Martini
Ismail, Kamal Abdel Radi
Título em português
Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele "Pusher" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
Palavras-chave em português
Configuração "Pusher"
Interferência aerodinâmica
Interferência Asa-Nacele
Nacele "Pusher"
Resumo em português
Esse trabalho descreve uma investigação prática e teórica de características aerodinâmicas de um modelo referente a um avião bimotor leve "Piper PA-34 SENECA III" construído em escala 1:6,5. Basicamente, duas configurações fazem parte da avaliação: "asa limpa" e Nacele "Pusher". O principal objetivo é o de avaliar o comportamento aerodinâmico da configuração "Pusher" em três diferentes posições através da obtenção de dados práticos e teóricos de distribuição de pressão estática no aerofólio e no próprio nacele na condição não motorizada. A metodologia emprega testes em túnel de vento de baixa velocidade para a aquisição dos dados experimentais através da variação do ângulo de ataque para as configurações citadas. A obtenção dos dados numéricos, como comparativos aos experimentais, é através da utilização do método dos painéis aplicado à aerodinâmica. Os resultados experimentais e teóricos mostram que a presença do nacele nas posições "Pusher" avaliadas gera interferência diminuindo à sustentação do aerofólio.
Título em inglês
Experimental and theoretical analysis of a Pusher Nacelle effect in the aerodynamic characteristics of a twin-engined aircraft
Palavras-chave em inglês
Aerodynamic interference
Pusher configuration
Pusher Nacelle
Wing-Nacelle interference
Resumo em inglês
This work describes a practical and theoretical investigation of aerodynamic characteristics of a 1:6,5 scale model of a light twin-engined Piper Seneca III aircraft. Basically, two configurations are considered in this evaluation: clean wing and pusher nacelle. The principal objective is to evaluate the aerodynamic characteristics of the pusher configuration in three different positions, in order to obtain practical and theoretical data with reference to static pressure distribution on the surface of the aerofoil and of the nacelle in a power-off condition. The methodology employed used low speed wind tunnel test for the acquisition of experimental data for a selection of angles of attach, as cited. The generation of numerical data, to be compared the experimental equivalent, is though the use of a low order panel method. The experimental and theoretical results show that the presence of pusher nacelle in the positions mentioned generated interference, reducing the local lift of the aerofoil.
 
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Data de Publicação
2016-02-17
 
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