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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-14112018-112515
Documento
Autor
Nome completo
Samuel Washington Celere
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1981
Orientador
Título em português
Desempenho de motor de ignição por centelha com álcool etílico pré-evaporado
Palavras-chave em português
Motor (desempenho)
Motor à combustão interna
Resumo em português
Determinação do desempenho de um motor à combustão interna com ignição por centelha, sem modificação em sua taxa de compressão volumétrica, usando álcool etílico vaporizado como combustível. Para facilidade de obtenção de dados usou-se um sistema de aquecimento elétrico para a geração do vapor do álcool etílico. Mediu-se as descargas de ar e combustível, a potência no eixo e a temperatura dos gases de escape para vários ângulos de avanço de centelha e rotações do eixo do motor. Os resultados obtidos foram comparados com o desempenho do mesmo motor funcionando com gasolina e álcool, pelo sistema de mistura usando carburador. O processo de vaporização pode ser aplicado a motores do tipo ciclo Otto , que poderão funcionar com álcool etílico ou gasolina, com poucas alterações em seu desempenho.
Título em inglês
Performance determination of a spark-ignition combustion-engine, fueled with etanol vapours
Palavras-chave em inglês
Motor (performance)
Spark-ignition combustion-engine
Resumo em inglês
Performance determination of a spark-ignition combustion-engine, without modification in compression ratio, fueled with etanol vapours. The data acquisition was simplified by the use of an electric heater to generate the etanol vapours. The data acquired are flow of air and fuel, net power and escape gases temperature to various spark advance angles and engine speed. The performance was compared with those obtained with the carburator system motor, gasoline and etanol as fuel. The vaporization process will be applied in Otto cycle engines that may work with etanol or gasoline as fuels, with few performance alterations.
 
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Data de Publicação
2018-11-20
 
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