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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-12022016-162221
Documento
Autor
Nome completo
Gilberto Hirotsugu Azevedo Koike
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Canale, Antonio Carlos (Presidente)
Hildebrand Junior, Leonidas
Passarini, Luis Carlos
Título em português
Análise, desenvolvimento e ensaio de um dispositivo experimental para fornecer álcool etílico hidratado como segundo combustível para motores do ciclo diesel
Palavras-chave em português
Diesel
Estudos econômicos
Etanol anidro
Etanol hidratado
Resumo em português
Um grande problema atual do mundo é o efeito estufa causado pela combustão de petróleo e seus derivados. Além disso, as reservas de petróleo não são ilimitadas, nem renováveis. Uma maneira de minimizar o problema é a utilização de combustíveis renováveis, tais como o etanol, derivado da cana de açúcar. É o caso dos motores de ignição por centelha que usam o etanol há décadas no Brasil. Este trabalho descreve as tecnologias existentes para utilização de etanol em motores de ignição por compressão. Apresenta resultados energéticos e de consumo de mistura de etanol anidro com diesel em diversas proporções. Mostra como substituir parcialmente o Diesel pelo etanol hidratado em determinadas proporções, sem realizar a mistura de combustíveis. Os combustíveis entram no motor por caminhos diferentes. Finaliza realizando estudos econômicos da utilização do etanol etílico em conjunto com o óleo diesel.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
Anhydrous ethanol
Diesel
Economic studies
Hydrated ethanol
Resumo em inglês
A major problem in the world nowadays is the "green-house" effect, caused by the combustion of petrol and its derivatives. Besides, oil reserves are not lirnitless, nor renewable. One way to rninirnize this problem is by using renewable combustibles, like ethanol, derived from sugar cane. This is the case of ignition spark engines, that have been using ethanol for decades, in Brazil. This thesis describes the existing technologies for ethanol utilization in ignition compression engines. It also presents energy and consumption results for the rnixture of anhydrous ethanol and diesel, in different proportions. It shows how to partially replace the diesel by hydrated ethanol in certain proportions, without fuel's blend. The fuels enter into the motor by different routes. It finally describes econornic studies for the utilization of ethylic alcohol m association to diesel.
 
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Data de Publicação
2016-02-15
 
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