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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-12022016-115907
Documento
Autor
Nome completo
Fabiano Tadeu Mathias Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Passarini, Luís Carlos (Presidente)
Santos, Antonio Moreira dos
Silva, Fabio Moreira da
Título em português
Estimação da relação ar-combustível utilizando o sinal de pressão no cilindro em um motor ciclo Otto a etanol
Palavras-chave em português
Controle de motores
Estimação da relação ar-combustível
Etanol
Motores de combustão interna ciclo Otto
Pressão no cilindro
Resumo em português
A crescente demanda de diminuição das emissões e redução do consumo dos motores de combustão interna exige a melhoria dos métodos para diagnose, em tempo real, e para melhor controle do processo de combustão. Portanto, é desejável determinar a relação ar-combustível sobre uma extensa faixa de condições de operação para obter um melhor controle do motor. Este trabalho apresenta a aplicação do Método dos Momentos para obtenção de um modelo de estimação da relação ar-combustível, através do sinal de pressão no cilindro, em um motor ciclo Otto a etanol. O modelo obtido permitirá o desenvolvimento de novos sistemas de controle utilizando como estratégia a pressão no cilindro.
Título em inglês
Air-fuel ratio estimation using cylinder pressure sign in Otto cycle internal combustion engines powered ethanol
Palavras-chave em inglês
Air-fuel ratio estimation
Cylinder pressure
Engine controI
Ethanol
Otto cycle internal combustion engine
Resumo em inglês
The increasing demands for low emission and low fuel consumption in internal combustion engines require improved methods for diagnosis, in real-time and best possible control of the combustion process. Therefore, determining air-fuel ratio over a wide range of engine operating conditions is desirable for better engine control. This work presents the Moment Method application for obtaining air-fuel ratio estimation model, by cylinder pressure sign, in Otto cycle engine powered by ethanol. The obtained model will allow the development of new control systems, for engine powered alcohol, using as strategy the cylinder pressure.
 
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Data de Publicação
2016-02-12
 
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