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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2005.tde-09112005-141718
Document
Auteur
Nom complet
Odilon Terreri Perseguim
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2005
Directeur
Jury
Costa Neto, Alvaro (Président)
Barbieri, Frederico Augusto Alem
Canale, Antonio Carlos
Prado, Marcelo
Widmer, Joao Alexandre
Titre en portugais
Dinâmica veicular relativa ao ride de veículos e métricas para sua avaliação
Mots-clés en portugais
conforto veicular
dinâmica
métrica
ride
suspensão
veículo
vibração
Resumé en portugais
Esse trabalho fornece uma descrição detalhada sobre os fenômenos da dinâmica veicular que influenciam no ride, desde os modos de vibrar de massa suspensa até os modos de vibrar com a presença de flexibilidade do chassi. Alguns itens desta descrição servem como esclarecimento de aspectos raramente encontrados na literatura. O potencial de representação dos modelos simplificados, com poucos graus de liberdade, foi explorado exaustivamente. O entendimento obtido com esses modelos, em conjunto com os procedimentos atuais de avaliação de conforto, possibilitou a análise das métricas atuais relativas ao ride e a definição de novas métricas mais adequadas para esse tipo de avaliação. A teoria apresentada nesse trabalho foi ilustrada através de exemplos reais com medições experimentais e simulações computacionais de veículos de produção da Ford Motor Company.
Titre en anglais
Vehicle dynamics related to ride and metrics for evaluation
Mots-clés en anglais
comfort
dynamics
metric
ride
suspension
vehicle
vibration
Resumé en anglais
Using simplified mathematical models this work presents a detailed description of vehicle characteristics that significantly influence ride evaluation. These simple modes were used in order to describe basic vehicle modes of vibration, such as bounce, pitch and unsprung mass ones. The influence of modes of vibration with frame flexibility was also presented by means of a full vehicle model. These models were used in order to evaluate current ride metrics and to propose new ones. These new metrics seemed to better correlate with subjective evaluation and with the standards used for comfort evaluation. The theory described in this work was illustrated by experimental results of Ford Motor Company vehicles.
 
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RideMetricas1.PDF (49.42 Kbytes)
RideMetricas10.PDF (305.88 Kbytes)
RideMetricas2.PDF (137.86 Kbytes)
RideMetricas3.PDF (79.07 Kbytes)
RideMetricas4.PDF (219.32 Kbytes)
RideMetricas5.PDF (10.22 Mbytes)
RideMetricas6.PDF (4.47 Mbytes)
RideMetricas7.PDF (55.95 Kbytes)
RideMetricas8.PDF (565.52 Kbytes)
RideMetricas9.PDF (92.98 Kbytes)
Date de Publication
2006-12-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
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