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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2005.tde-09112005-141718
Documento
Autor
Nombre completo
Odilon Terreri Perseguim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2005
Director
Tribunal
Costa Neto, Alvaro (Presidente)
Barbieri, Frederico Augusto Alem
Canale, Antonio Carlos
Prado, Marcelo
Widmer, Joao Alexandre
Título en portugués
Dinâmica veicular relativa ao ride de veículos e métricas para sua avaliação
Palabras clave en portugués
conforto veicular
dinâmica
métrica
ride
suspensão
veículo
vibração
Resumen en portugués
Esse trabalho fornece uma descrição detalhada sobre os fenômenos da dinâmica veicular que influenciam no ride, desde os modos de vibrar de massa suspensa até os modos de vibrar com a presença de flexibilidade do chassi. Alguns itens desta descrição servem como esclarecimento de aspectos raramente encontrados na literatura. O potencial de representação dos modelos simplificados, com poucos graus de liberdade, foi explorado exaustivamente. O entendimento obtido com esses modelos, em conjunto com os procedimentos atuais de avaliação de conforto, possibilitou a análise das métricas atuais relativas ao ride e a definição de novas métricas mais adequadas para esse tipo de avaliação. A teoria apresentada nesse trabalho foi ilustrada através de exemplos reais com medições experimentais e simulações computacionais de veículos de produção da Ford Motor Company.
Título en inglés
Vehicle dynamics related to ride and metrics for evaluation
Palabras clave en inglés
comfort
dynamics
metric
ride
suspension
vehicle
vibration
Resumen en inglés
Using simplified mathematical models this work presents a detailed description of vehicle characteristics that significantly influence ride evaluation. These simple modes were used in order to describe basic vehicle modes of vibration, such as bounce, pitch and unsprung mass ones. The influence of modes of vibration with frame flexibility was also presented by means of a full vehicle model. These models were used in order to evaluate current ride metrics and to propose new ones. These new metrics seemed to better correlate with subjective evaluation and with the standards used for comfort evaluation. The theory described in this work was illustrated by experimental results of Ford Motor Company vehicles.
 
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RideMetricas1.PDF (49.42 Kbytes)
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RideMetricas2.PDF (137.86 Kbytes)
RideMetricas3.PDF (79.07 Kbytes)
RideMetricas4.PDF (219.32 Kbytes)
RideMetricas5.PDF (10.22 Mbytes)
RideMetricas6.PDF (4.47 Mbytes)
RideMetricas7.PDF (55.95 Kbytes)
RideMetricas8.PDF (565.52 Kbytes)
RideMetricas9.PDF (92.98 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-12-05
 
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