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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.1994.tde-09102015-153544
Documento
Autor
Nome completo
Márcio Turra de Ávila
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1994
Orientador
Banca examinadora
Santos, Antonio Moreira dos (Presidente)
Corsini, Romeu
Venanzi, Duilio
Título em português
Estudo de motor de combustão interna, do Ciclo Otto, movido a etanol previamente vaporizado
Palavras-chave em português
Bioenergia
Combustíveis renováveis
Eficiência térmica
Gases de exaustão
Motores de ignição por centelha
Trocadores de calor
Resumo em português
O etanol (álcool etílico) tem sido cada vez mais estudado e testado como combustível alternativo para substituição do uso de alguns derivados de petróleo em motores de combustão interna. O presente trabalho procura abordar o emprego do etanol na forma vaporizada em motores do ciclo Otto, objetivando a obtenção de melhores níveis de rendimento térmico total. Deste modo, um motor para teste de octanagem (motor CFR) foi equipado com um vaporizador de álcool instalado no coletor de escapamento, e após uma série de ensaios, várias análises puderam ser feitas. Essas considerações procuraram se ater a aspectos como rendimento térmico, relação ar/combustível, ângulo de avanço da centelha, temperatura de escape, assim como potência e eficiência volumétrica, levando em conta, sempre, a sua influência no funcionamento geral do motor. Ficou constatado que o motor movido a etanol vaporizado apresenta rendimento consideravelmente maior, menor consumo de combustível e funcionamento mais suave que aqueles verificados quando o mesmo motor e alimentado com álcool líquido.
Título em inglês
Study of Otto cycle engine fueled with prevaporized ethanol
Palavras-chave em inglês
Bioenergy
Exhaust gases
Heat exchangers
Renewable fuels
Spark ignition engines
Thermal efficiency
Resumo em inglês
The ethanol (ethyl alcohol) has been studied more and more as alternative fuel to replace some petroleum derivatives for internal combustion engines. The attached study examines the application of vaporized ethanol for Otto cycle engines, searching for better levels of total thermal efficiency. Therefore, an engine for test of octane number (CFR motor) was equipped with an alcohol vaporizer installed inside the escape pipe, and after many experiences, several analysis were made. The various analysis included aspects as thermal efficiency, air/fuel ratio, advance ignition, escape temperature, power and volumetric efficiency, always considering their influence on the operation of the engine. It was confirmed that the engine moved by vaporized ethanol presents higher thermal efficiency, smaller fuel consumption and smoother working than in case of alimentation by liquid alcohol.
 
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Data de Publicação
2015-10-09
 
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