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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1994.tde-09102015-153544
Document
Auteur
Nom complet
Márcio Turra de Ávila
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1994
Directeur
Jury
Santos, Antonio Moreira dos (Président)
Corsini, Romeu
Venanzi, Duilio
Titre en portugais
Estudo de motor de combustão interna, do Ciclo Otto, movido a etanol previamente vaporizado
Mots-clés en portugais
Bioenergia
Combustíveis renováveis
Eficiência térmica
Gases de exaustão
Motores de ignição por centelha
Trocadores de calor
Resumé en portugais
O etanol (álcool etílico) tem sido cada vez mais estudado e testado como combustível alternativo para substituição do uso de alguns derivados de petróleo em motores de combustão interna. O presente trabalho procura abordar o emprego do etanol na forma vaporizada em motores do ciclo Otto, objetivando a obtenção de melhores níveis de rendimento térmico total. Deste modo, um motor para teste de octanagem (motor CFR) foi equipado com um vaporizador de álcool instalado no coletor de escapamento, e após uma série de ensaios, várias análises puderam ser feitas. Essas considerações procuraram se ater a aspectos como rendimento térmico, relação ar/combustível, ângulo de avanço da centelha, temperatura de escape, assim como potência e eficiência volumétrica, levando em conta, sempre, a sua influência no funcionamento geral do motor. Ficou constatado que o motor movido a etanol vaporizado apresenta rendimento consideravelmente maior, menor consumo de combustível e funcionamento mais suave que aqueles verificados quando o mesmo motor e alimentado com álcool líquido.
Titre en anglais
Study of Otto cycle engine fueled with prevaporized ethanol
Mots-clés en anglais
Bioenergy
Exhaust gases
Heat exchangers
Renewable fuels
Spark ignition engines
Thermal efficiency
Resumé en anglais
The ethanol (ethyl alcohol) has been studied more and more as alternative fuel to replace some petroleum derivatives for internal combustion engines. The attached study examines the application of vaporized ethanol for Otto cycle engines, searching for better levels of total thermal efficiency. Therefore, an engine for test of octane number (CFR motor) was equipped with an alcohol vaporizer installed inside the escape pipe, and after many experiences, several analysis were made. The various analysis included aspects as thermal efficiency, air/fuel ratio, advance ignition, escape temperature, power and volumetric efficiency, always considering their influence on the operation of the engine. It was confirmed that the engine moved by vaporized ethanol presents higher thermal efficiency, smaller fuel consumption and smoother working than in case of alimentation by liquid alcohol.
 
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Date de Publication
2015-10-09
 
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