• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2017.tde-08022017-110133
Documento
Autor
Nome completo
Mariella Consoni Florenzano Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Porto, Arthur José Vieira (Presidente)
Alliprandini, Dario Henrique
Amaral, Daniel Capaldo
Carvalho, Jonas de
Palma, Jandira Guenka
Título em português
Análise da utilização da manufatura virtual no processo de desenvolvimento de produtos
Palavras-chave em português
Desenvolvimento de produtos
Integração de dados
Manufatura virtual
Realidade virtual
Simulação
Resumo em português
A manufatura virtual representa uma abordagem emergente que as empresas podem adotar para melhorar seus processos de desenvolvimento de produtos, introduzindo novos produtos no mercado mais rapidamente e a um custo apropriado. A ideia fundamental é criar um ambiente integrado e sintético, composto por um conjunto de ferramentas e sistemas de software, tais como realidade virtual e simulação para apoiar esses processos. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da manufatura virtual no processo de desenvolvimento de produtos em termos de limitações existentes que podem ser superadas, proposta da manufatura virtual, benefícios, e desafios encontrados para sua aplicação. Para a realização da análise, foi desenvolvido um modelo para orientar a aplicação da manufatura virtual no processo de desenvolvimento de produtos que considera: as atividades do desenvolvimento de produtos que podem ser apoiadas por sistemas de software da manufatura virtual; os tipos de sistemas e suas funcionalidades; e alternativas de formatos neutros para habilitar a interoperabilidade de dados. O trabalho foi desenvolvido através da realização de estudos de caso, que forneceram informações para a análise da utilização da manufatura virtual e para a geração do modelo proposto.
Título em inglês
Analysis of virtual manufacturing utilization in products development process
Palavras-chave em inglês
Data integration
Products development
Simulation
Virtual manufacturing
Virtual reality
Resumo em inglês
Virtual manufacturing represents the emerging approach the enterprises can use to improve their processes, introducing new products more quickly in the market in a cost effective way. The fundamental idea is to create an integrated and synthetic environment, composed of software tools and systems such as virtual reality and simulation to support those processes. The purpose of this work is to analyze the utilization of virtual manufacturing in the product development process regarding current limitations that can be overcome by virtual manufacturing, its proposal, benefits and challenges for its application. For the analysis accomplishment, a product development model in virtual manufacturing environment was developed which considers: the product development activities that can be supported by virtual manufacturing systems; the system types and their functionalities; and neutral formats alternatives to enable data interoperability. The research was done by the accomplishment of case studies that provided information to the impact analysis and to the model development.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.