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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2016.tde-01022016-151906
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Fernando Estella dos Santos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2005
Director
Tribunal
Santos, Antônio Moreira dos (Presidente)
Mendoza, Oscar Saul Hernandez
Navarro, Helio Aparecido
Silva, José Antônio da
Venanzi, Duílio
Título en portugués
Análise experimental do desempenho e da combustão de um motor de ignição por compressão alimentado por uma mistura ternária de combustíveis: diesel, biodiesel e etanol
Palabras clave en portugués
Biodiesel
Combustão
Detonação
Emissões
Liberação de calor
Resumen en portugués
É analisado o desempenho de um motor de ignição por compressão turboalimentado por uma mistura temária de combustíveis (diesel, biodiesel e etanol) através do comportamento do motor operando com um combustível principal, o qual poderá ser o diesel ou biodiesel ou misturas destes dois, com e sem sua substituição parcial por etanol no coletor de admissão. A análise do desempenho é feita através das curvas de torque, potência, rendimento térmico e consumo específico de combustível. A combustão do motor é estudada através de um programa simulador que utiliza um modelo zero-dimensional, que avalia a taxa de liberação de calor durante a combustão e tem como dado de entrada a curva de evolução da pressão dentro do cilindro. Faz-se a identificação e quantificação do fenômeno da detonação utilizando análise espectral, através do sinal de pressão da câmara de combustão, para o motor operando com diversas misturas combustíveis. São analisadas também as emissões gasosas do motor com as misturas, e a viabilidade técnica do uso de biodiesel em motores de ignição por compressão, além de um estudo geral sobre o uso do éster de óleo vegetal.
Título en inglés
Experimental analysis of the performance and combustion of a compression ignition engine supplied by a three-fuel system: diesel, biodiesel and ethanol
Palabras clave en inglés
Biodiesel
Combustion
Heat release
Knocking
Pollutant gases emissions
Resumen en inglés
The performance of a three-fuel system (diesel, biodiesel and ethanol) turbocharged compression-ignition engine is analyzed, through the engine behavior supplied by mixtures of diesel or biodiesel or mixtures of these fuels with ethanol in the intake manifold. The performance analysis is made by torque, power, specific fuel consumption and thermal efficiency curves. The engine combustion is studied by a simulator program that uses a zero-dimensional model, that evaluate the heat release rate during the combustion and it has as input data the pressure evolution curves inside the cylinder. The knocking phenomenon is studied by spectral analysis. The pollutant gases emissions and the technical viability of the utilization of biodiesel also are analyzed, beyond a general study about of vegetal oil ester.
 
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Fecha de Publicación
2016-02-02
 
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