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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2006.tde-28112006-171927
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Menezes de Almeida Filho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2006
Orientador
Banca examinadora
Debs, Ana Lucia Homce de Cresce El (Presidente)
Barbosa, Monica Pinto
Hanai, Joao Bento de
Pinto Junior, Newton de Oliveira
Sousa, Jose Luiz Antunes de Oliveira e
Título em português
Contribuição ao estudo da aderência entre barras de aço e concretos auto-adensáveis
Palavras-chave em português
aderência
análise experimental
arrancamento
concreto auto-adensável
concreto convencional
flexão
simulação numérica
Resumo em português
A busca por novos materiais estruturais visa a melhoria da qualidade e desempenho das estruturas, impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico. O concreto auto-adensável surgiu da necessidade de se dispensar o difícil e oneroso trabalho de vibração do concreto, sendo definido como um material capaz de fluir dentro de uma fôrma, passando pelas armaduras e preenchendo a mesma, sem o uso de equipamentos de vibração. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo teórico-experimental da aderência aço-concreto, utilizando concreto do tipo auto-adensável, mediante ensaios monotônicos de flexão em vigas e de arrancamento seguindo o modelo padrão do Rilem-Ceb-Fip (1973). O estudo considerou como parâmetros fundamentais o tipo de concreto (auto-adensável e convencional), a resistência à compressão do concreto e os diâmetros das barras. Ainda, realizou-se um estudo com relação à variabilidade do concreto auto-adensável nos estados fresco e endurecido, constatando que este possui pequena variação. De posse dos resultados, buscou-se verificar a previsão das formulações empregadas na literatura e pelos principais códigos internacionais. De acordo com os resultados, o comportamento dos modelos de viga e de arrancamento para ambos os concretos foi similar, mostrando que o concreto auto-adensável possui características semelhantes ao concreto convencional, com as vantagens da trabalhabilidade no estado fresco. Quanto à análise numérica, os modelos desenvolvidos representaram de forma satisfatória o comportamento dos ensaios, e forneceram uma idéia do comportamento da tensão de aderência na sua interface. Com relação às formulações teóricas, verificou-se que tanto para o concreto convencional quanto para o auto-adensável, ocorre uma superestimativa da resistência de aderência.
Título em inglês
Contribution to the study of the bond between steel bars and self-compacting concrete
Palavras-chave em inglês
bond
experimental analysis
flexure
numerical simulation
ordinary concrete
pull-out
self-compacting concrete
Resumo em inglês
The search for new structural materials aims the improvement of the structures performance, pushing the scientific and technological development. Self-compacting concrete (SCC) origin was due to the need to avoid the difficult and expensive process of concrete vibration. It has been defined as a material capable to flow inside a formwork, passing through the reinforcement and filling it completely, without using of any special equipment. This research is characterized as a theoretical and experimental study of steel-concrete bond, using SCC, through pull-out tests and beam tests standardized by Rilem-Ceb-Fip model. The study considered as main parameters the concrete type (ordinary concrete and SCC), its compressive strength and the steel bars diameters. Yet, a study of the variability of the properties of SCC, both in fresh and hardened state was also performed, showing that SCC is a very reliable material. The obtained results were compared with the ones established by the related bibliography and by the main international codes. According to the results, the behavior of the beams and pull-out tests were very similar for both concretes (SCC and OC), with the well know advantages for the SCC in fresh state. About the numerical approach, the developed models represented satisfactory the test behavior (beam and pull-out) and gave an idea of the bond stress behavior on the steel-concrete interface. About the theoretical formulations, it was verified the they usually overestimate the bond strength, for both types of concrete.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-12-01
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
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