• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Sydney Furlan Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1995
Orientador
Banca examinadora
Hanai, João Bento de (Presidente)
Agopyan, Vahan
El Debs, Mounir Khalil
Fernandes, Gilson Battiston
Giongo, José Samuel
Título em português
Vigas de concreto com taxas reduzidas de armadura de cisalhamento: influência do emprego de fibras curtas e de protensão
Palavras-chave em português
Cisalhamento
Concreto
Fibra
Protensão
Seção delgada
Resumo em português
Neste trabalho investiga-se o comportamento resistente de vigas de concreto com taxas reduzidas de armadura transversal, analisando-se as possibilidades de melhoria de desempenho pelo reforço do concreto com fibras curtas de aço e polipropileno e pela aplicação da protensão, através de ensaios em vigas de seção quadrada e vigas protendidas de seção duplo-T. Apresenta-se também uma revisão de conhecimentos sobre o comportamento estrutural de elementos de concreto armado ou protendido, com ênfase nas solicitações por força cortante e os principais conceitos sobre os compósitos constituídos de matriz de cimento reforçada com fibras. As principais alterações decorrentes da introdução das fibras foram o aumento da resistência ao cisalhamento, da rigidez após a fissuração e da dutilidade. A protensão aumenta a resistência ao cisalhamento, a resistência à fissuração e a extensão da zona não fissurada, e torna as bielas mais abatidas. Tanto as fibras quanto a protensão proporcionam alívio da tensão nos estribos.
Título em inglês
Concrete beams with reduced shear reinforcement ratios: effect of prestressing and short fibers
Palavras-chave em inglês
Concrete
Fiber
Prestressed
Shear
Thin-walled section
Resumo em inglês
This thesis presents an experimental analysis of the structural behavior of concrete beams with reduced shear reinforcement ratios. Improvements on performance due to prestressing and steel and polypropilene fibers are analized in rectangular and T beam models. A state-of-the-art is presented on shear strength of reinforced and prestressed concrete beams and on fiber reinforced cement-based composites. The main effects due to fiber addition are the increasing of the shear strength, post-cracking stiffiness and ductility. Prestressing helps to increase the shear strength, cracking strength and extension of the non-cracked zone and it turns the struts less inclined. Fibers as well prestressing reduce the stresses on stirrups.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-04-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.