• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2008.tde-18032008-101609
Documento
Autor
Nome completo
Karenina Carolina da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
El Debs, Mounir Khalil (Presidente)
Carvalho, Roberto Chust
Giongo, José Samuel
Título em português
Estudo experimental de uma emenda de barra para concreto armado com tubo de aço e graute
Palavras-chave em português
Aderência
Emenda
Ensaios
Ligação grauteada
Resumo em português
Neste trabalho se avaliou experimentalmente o comportamento de um sistema de emenda de barra que transmitisse de forma mais eficiente os esforços solicitantes. A emenda consistiu-se de um tubo de aço preenchido com graute de alta resistência à compressão e duas barras de aço, uma em cada extremidade com o mesmo comprimento de embutimento. Esta emenda foi submetida a ações monotônicas e cíclicas de tração axial, com controle de deslocamento até atingir a ruptura, verificando a capacidade última da emenda e seus modos de ruína. No programa experimental foram ensaiadas emendas sendo que foram levados em consideração os seguintes parâmetros: o diâmetro da barra, o diâmetro do tubo, a conformação superficial do tubo, o tipo de carregamento, o cobrimento, o comprimento de embutimento e a posição da barra. A ruptura das emendas ocorreu por escoamento da barra de aço, fendilhamento e escorregamento da barra em relação ao graute; conforme o diâmetro da barra e a conformação superficial interna do tubo. Ainda, verificou-se que este tipo de emenda garante uma adequada transferência de esforços de tração. A corrugação do tubo teve influência significativa, uma vez que a sua falta levou ao escorregamento da barra em relação ao graute, bem como o comprimento de embutimento insuficiente levou à ruptura do graute; a posição da barra não teve influência significativa.
Título em inglês
Experimental study of a splicing system with a grout-filled steel tube and reinforced bar
Palavras-chave em inglês
Bond
Grouted joints
Splice
Tests
Resumo em inglês
The main purpose of this research was to analyze experimentally the behavior of a splicing system with a grout-filled steel tube and reinforced bar to transmit the efforts efficiently. A splice was prepared with a grout-filled steel tube and two reinforced bars, one in each end of the tube with the same anchorage length. The splices were loaded in monotonic and ciclic axial tension until failure, with displacements control, measuring the maximum load and observing the splicing failure mode. An experimental program was carried out and adopted as variables the bar diameter, the tube diameter, the type of internal surface of the tube, the loading, coverage, lenght anchorage and the bar position. The failure of the splice occurred by yielding bar failure, grout splitting and grout slipping, according to the bar diameter and the internal surface of the tube. It was verified that this type of splice guarantees a good efforts transmission. The ribs inside the tube had significant influence, while the failure occurred by the grout slipping without the tube ribbed; the bar position had not significant influence.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-03-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.