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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2001.tde-09062006-153454
Documento
Autor
Nome completo
Magid Elie Khouri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2001
Orientador
Banca examinadora
Debs, Mounir Khalil El (Presidente)
Aoki, Nelson
Assan, Aloisio Ernesto
Carvalho, Roberto Chust
Ramalho, Marcio Antonio
Título em português
Contribuição ao projeto de pilares de pontes de concreto armado com consideração das não-linearidades física e geométrica e Interação solo-estrutura
Palavras-chave em português
Interação solo-estrutura
não-linearidade geométrica
não-linearidade física
pilares
pontes de concreto
Resumo em português
Este trabalho consiste no estudo dos fatores envolvidos no projeto estrutural de pontes, mais especificamente aqueles relacionados com o comportamento dos seus pilares. A análise é efetuada mediante uma modelagem única da estrutura integrada ao maciço de solos, onde as não-linearidades física e geométricas e interação solo-estrutura são consideradas. Inicialmente é feita uma abordagem sobre a concepção do projeto dos pilares e seus arranjos, destacando os problemas diretamente envolvidos no seu cálculo. É apresentada uma formulação simples, baseada em uma só fibra ativa, para levar em consideração a não linearidade física do concreto armado. A não-linearidade geométrica é tratada quanto aos seus aspectos e critérios de utilização, e também é apresentada uma formulação baseada na Energia Potencial Total para a obtenção da matriz de rigidez tangente da estrutura. O maciço de solos é modelado com dispositivos discretos parametrizados através de curvas de resistência lateral p-y. Os aparelhos de apoio são modelados através de elementos de contato devidamente parametrizados. Finalmente, são incluídos alguns exemplos numéricos de casos típicos de pontes
Título em inglês
Contribution to the design of reinforced concrete bridges piers with consideration of material nonlinearity, change in geometry and interaction soil-structure
Palavras-chave em inglês
column
concrete bridges
geometric non-linearity
physics and soil-structures interaction analysis non-linearity
soil-structures interaction analysis non-linearity
Resumo em inglês
This work deals with the study of factories involved in bridge structural design, specifically in regards with column behavior. The analysis is made by a unique model integrated in the soil massy, where the geometric and physics non-linearity and soil-structure interactions are taken into account. At first, it is made an approach about criteria and details of bridge column design. It is showed a simple formulation; based in one unique active fiber discretization, to consider the physics non-linearity of reinforced concrete Main aspects of geometrical non-linearity are presented. Also it is showed a formulation based in Total Potential Energy in order to obtain the structure tangent stuffiness matrix. The soil massy is modeled with discrete mechanisms by p-y lateral resistance curves. The bearing cushion pads are modeled by contact elements. At end, they are included some numerical examples of bridge typical structures
 
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Data de Publicação
2006-06-20
 
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