• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-25072016-150842
Document
Auteur
Nom complet
Jorge Sebastião Canova
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2002
Directeur
Jury
Altafim, Ruy Alberto Corrêa (Président)
Augusto, Oscar Brito
Oliveira Junior, Azauri Albano de
Titre en portugais
Desenvolvimento e implementação de um modelo para disciplinas introdutórias em engenharia elétrica
Mots-clés en portugais
Disciplina introdutória
Educação em engenharia
Reestruturação de disciplina
Resumé en portugais
Neste trabalho são apresentadas o desenvolvimento e a implementação de um modelo para disciplinas introdutórias em engenharia elétrica fundamentadas em duas partes básicas. A primeira parte refere-se a um estudo pedagógico, no qual foram estudados alguns conceitos básicos de pedagogia, teorias de aprendizagem, vantagens de aprendizagem cooperativa, estilos de aprendizagem e ensino e cuidados a serem considerados ao elaborar-se uma disciplina. A segunda parte refere-se a um estudo sobre a experiência de outros educadores em disciplinas introdutórias, verificando-se as principais características, o conteúdo, os recursos utilizados, as pessoas envolvidas e os resultados alcançados com estas disciplinas. A partir destes estudos foi proposto um modelo para uma disciplina introdutória em engenharia elétrica, com o objetivo de motivar e preparar o calouro para o curso de engenharia, o mercado de trabalho e a sociedade, dentro do atual mundo globalizado. Um exemplo de implementação do modelo proposto foi a reestruturação da disciplina introdutória SEL-300 - Informação profissional em engenharia elétrica, do curso de engenharia elétrica da EESC - Escola de Engenharia de São Carlos, da USP - Universidade de São Paulo. Os resultados obtidos com esta experiência indicaram ser um modelo adequado para uma disciplina introdutória. Detalhes como conteúdo, recursos utilizados, pessoas envolvidas e resultados deste exemplo também são apresentados.
Titre en anglais
A model for introductory electrical engineering disciplines: design and implementation
Mots-clés en anglais
Discipline restructuring
Education in engineering
Introductory discipline
Resumé en anglais
In this work we present the design and implementation of a model for electrical engineering introductory disciplines based on two basic parts. First one refers to a pedagogical study, in which some pedagogy basic concepts were studied, learning theories, cooperative learning advantages, learning and teaching styles and care in discipline preparation. Second refers to a study over other educators experience in introductory disciplines, checking for its main characteristics, the contents, used resources, people involved and obtained results. From these studies a model for introductory disciplines in electrical engineering was proposed, with the objective of motivating and preparing the new student for the engineering course, professional work and society considering the modern globalization. One example of proposed model was the implementation of SEL-300 introductory discipline structure - professional information in electrical engineering, from electrical engineering course of Escola de Engenharia de São Carlos, University of São Paulo. Obtained results from this experience indicated the model to be adequate for introductory disciplines. Details as contents, used resources, involved people and this example results are presented.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-07-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.