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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2018.tde-23012018-140652
Documento
Autor
Nome completo
Evandro Boldarini Couto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1996
Orientador
Banca examinadora
Aguiar, Manoel Luis de (Presidente)
Gonzaga, Diógenes Pereira
Kaiser, Walter
Título em português
Identificação paramétrica de um motor de indução trifásico através de ensaio degrau em corrente contínua
Palavras-chave em português
Efeito pelicular
Estimação de parâmetros
Motor de indução
Resumo em português
O presente trabalho investiga um procedimento de identificação paramétrica de um motor de indução trifásico com rotor em gaiola de esquilo. O ponto central do trabalho concentra-se na obtenção dos parâmetros elétricos do motor, baseado na análise de um ensaio de excitação tipo degrau aplicado nos enrolamentos de estator. Através da obtenção analítica do comportamento transitório da corrente do ensaio em degrau, são propostos alguns procedimentos para a obtenção dos parâmetros elétricos, baseado no método dos mínimos quadrados e em métodos numéricos de interpolação de curvas. O ensaio clássico de desaceleração também é investigado com o objetivo de se obter os parâmetros mecânicos. Neste caso, foram empregadas técnicas de interpolação de curvas. A validação dos métodos e dos parâmetros obtidos é feita com base em comparações de simulações e dados reais de ensaios do motor, onde discute-se a influência do Efeito Pelicular sobre determinados parâmetros elétricos do mesmo.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
not available
Resumo em inglês
This work deals with a method to identify the parameters of a three-phase-squirrel-cage induction-motor. The identification of the electrical parameters is based on analysis of the motor response to a input voltage step applied to the stator windings. The least square method and the interpolation methods (Gauss-Newton and Simplex of Nelder-Mead), are applied to obtain the electrical motor parameters. The mechanical parameters values are derived from the deceleration curve coefficients. The validation of all the methods and parameters is performed by comparing simulated and real data of the free acceleration response. Moreover this thesis discusses the influence of the Skin Effect in some electrical motor parameters.
 
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Data de Publicação
2018-01-24
 
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