• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-04072008-094317
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Araujo Pernomian
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Obac Roda, Valentin (Presidente)
Batista Neto, João do Espírito Santo
Figueiredo, Reginaldo Santana
Garcia, Rogério Eduardo
Gonzaga, Diogenes Pereira
Título em português
Visualização exploratória de dados do desempenho na aprendizagem em um ambiente adaptável
Palavras-chave em português
Desempenho na aprendizagem
Educação na engenharia
Estilos de aprendizagem
Visualização da informação
Resumo em português
A visualização de informação procura interpretar as informações contidas em um conjunto de dados e através de técnicas visuais, perceber relacionamentos e padrões que auxiliam na descoberta de novos conhecimentos. O grande volume de informações nas bases educacionais sobre o rendimento na aprendizagem aumenta a dificuldade em analisar o desempenho na aprendizagem dos estudantes. Indicadores educacionais como nota, índice de aprovação e reprovação não podem ser considerados únicos medidores do desempenho, porém junto aos estilos de aprendizagem dos estudantes e perfil metodológico das disciplinas podem revelar informações sobre o desempenho. As técnicas de visualização combinadas com análises estatísticas pode ser considerada uma alternativa para explorar melhor os dados no processo de descoberta do conhecimento. Este trabalho apresenta um novo modelo para identificar relacionamentos de dados do desempenho na aprendizagem através de uma ferramenta visual interativa ao usuário. Nesse modelo é possível combinar os estilos de aprendizagem dos estudantes com estilos metodológicos das disciplinas e dados educacionais como notas, índice de aprovação e reprovação, para detectar variações de rendimento e propor modificações nas estratégias de ensino. Os dados utilizados para teste foram originados da base de dados do aproveitamento educacional dos estudantes da Escola de Engenharia Elétrica de São Carlos, Universidade de São Paulo.
Título em inglês
Exploratory visualization on data of learning performance in an adaptable environment
Palavras-chave em inglês
Engineering education
Information visualization
Learning performance
Learning styles
Resumo em inglês
Information visualization deals with the use of visual techniques to interpret data and to notice relationships and patterns that support an active user to discovery new knowledge. The vast quantity of information in educational databases increases the difficulty of analysis of the student's performance. Educational indicators such as grade, approval and fail index should not be considered as unique performance indicators; however, these indicators along with student's learning styles and methodological course profile can reveal educational progress. The visualization techniques combined with statistical analysis should be considered as an alternative to data exploration in the process of knowledge discovery. This work presents a new methodology to identify the relationships that demonstrate the learning performance through the development of a visualization tool in an user's adaptable environment. In this new methodology it is possible to combine students and courses styles to detect variations on the courses outline and suggest changes in some methodologies and teaching strategies.The data used to test the proposed methodology came from the learning process database of the Electrical Engineering School at the University of Sao Paulo/ São Carlos/SP.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-07-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.