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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2004.tde-31072006-102842
Documento
Autor
Nome completo
Giulio Peterlevitz Frigerio
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2004
Orientador
Banca examinadora
Celestino, Tarcisio Barreto (Presidente)
Esquivel, Edmundo Rogerio
Leite, Ricardo Luiz Leonardo
Título em português
Retroanálise de uma escavação de vala escorada a céu aberto de uma linha do metrô de São Paulo
Palavras-chave em português
danos em edifícios
elementos finitos
escavações
escoramentos
interação solo- estrutura
metrô
modelo de endurecimento
modelo de Mohr-Coulomb
retroanálise
valas
Resumo em português
Esta dissertação apresenta em primeira etapa o trabalho desenvolvido para averiguar a adequação dos modelos reológicos de Mohr-Coulomb e de Endurecimento de solo, para representar as deformações e distorções que ocorrem no sistema soloestrutura, quando do processo de escavação de valas escoradas. Além disto, em uma segunda etapa fazem-se estimativas de previsão de danos causados em edificações, em decorrência das escavações de uma vala escorada da linha 1 do Metropolitano de São Paulo (Metrô S.P.). A primeira e a segunda etapa foram feitas através de 810 simulações numéricas, em elementos finitos utilizando-se o software PLAXIS, associadas a retroanálise por processo direto do módulo de deformabilidade a 50% da tensão de ruptura dos solos utilizando-se para isto o processo direto. Apresenta-se também uma síntese da formação e dos tipos de solos que constituem a bacia sedimentar de São Paulo, onde se localiza a seção experimental nº1 objeto de estudo desta dissertação. Faz-se uma breve revisão bibliográfica a respeito das técnicas de retroanálise. Apresentam-se critérios para escolha de intervalos de parâmetros geotécnicos que representem o sistema solo-estrutura no processo de escavação. Foram feitas análises paramétricas para determinar os parâmetros geotécnicos que mais influenciam o sistema solo-estrutura. Comparam-se os modelos constitutivos de Mohr-Coulomb e de endurecimento na previsão das deformações. Por fim, faz-se a previsão do nível de danos causados pelas escavações da vala, a um edifício hipotético
Título em inglês
Back analyses of on open trench excavation for the São Paulo subway
Palavras-chave em inglês
back analysis
bracing
damages in buildings
excavations
finite elements
hardening soil model
Mohr-Coulomb model
soil-structure interaction
subway
vertical cuts
Resumo em inglês
This dissertation presents, in a first part, the work done to verify how appropriate are the Mohr-Coulomb and hardening soil constitutive models to represent the strains and the distortions associated with escavations of braced wall process. In the second part, estimates are made of the damages in constructions due to the braced excavations of line one of Sao Paulo Subway (Metrô S.P.). In the two phases, 810 numeric simulations were made, in finite elements using the software PLAXIS, associated the back analysis for direct process. It is presented a synthesis of the formation and the types of soils that constitute the basin of the sediments of the city of São Paulo, where is located the section experimental nº1, object of study of this dissertation. It is presented an short bibliographical revision regarding the back analysis techniques. Criteria for choice of intervals of parameters geotechnical that represent the system soil-structure in the excavation process are presented. Parametric analyses are made to determine which the parameters have larger influence in the behavior of the system soil-structure. The behavior of the soil-structure system is simulated using the Mohr-Coulomb and hardening soil constitutive models. The Mohr-Coulomb and hardening soil constitutive models are compared in the forecast of the deformations. Finally, it is made the forecast of the level of damages to a hypothetical building caused by the braced excavations
 
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dissertacao.pdf (11.26 Mbytes)
Data de Publicação
2006-08-17
 
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