• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2003.tde-20112006-104410
Documento
Autor
Nome completo
Helano Regis da Nobrega Fonteles
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Gandolfi, Nilson (Presidente)
Aoki, Nelson
Yamamoto, Jorge Kazuo
Título em português
Caracterização geotécnica do subsolo da porção nordeste do município de Fortaleza (CE) com base em geoestatística
Palavras-chave em português
Fortaleza
geoestatística
krigagem
limites de impenetrável
mapeamento geotécnico
sistemas de informações geográficas
SPT
Resumo em português
O presente trabalho resulta da aplicação de técnicas geoestatística de análise da variabilidade espacial e de estimativas de dados de sondagem de simples reconhecimento com standard penetration test (SPT) objetivando a caracterização geotécnica de uma área com 44 'KM POT.2', situada na porção nordeste do município de Fortaleza (CE). A caracterização geotécnica desta área compreendeu os seguintes processos: montagem de um banco de dados geotécnicos; aplicação de algoritmos de interpolação para elaboração do modelo digital de terreno (MDT); a aplicação de técnicas geoestatísticas de cokrigagem e krigagem ordinária na elaboração do mapa de superfície freática; a construção de um modelo geológico 3D de superfície; o mapeamento de uma superfície do impenetrável ao amostrador do SPT, auxiliado por geoestatística; a modelagem geoestatística 3D dos dados do índice de resistência à penetração (N) do amostrador do SPT, o que possibilitou a estimativa em bancadas por krigagem ordinária de blocos, do referido índice em diversos níveis altimétricos do terreno. Os dados estimados das bancadas foram tratados no programa ArcView 3.1 em ambiente de sistemas de informações geográficas (SIG) na elaboração de mapas de uso sugerido de fundações, os quais derivam de uma reclassificação, com base em diversos limites de impenetrável ao SPT, dos dados estimados de N, que permitiu a identificação de áreas favoráveis ao uso de um número finito de elementos estruturais de fundação.
Título em inglês
Geotechnical characterization based on geostatistics of a northeastern area on Fortaleza county, northeastern Brazil
Palavras-chave em inglês
Fortaleza
geographical information systems
geostatistics
geotechnical mapping
kriging
penetration limits
SPT
Resumo em inglês
This work results from the application of geostatistical techniques on standard penetration test (SPT) data to the geotechnical characterisation of an area with 44 'KM POT.2' situated on the northeastern region of Fortaleza county, northeastern Brazil. The geotechnical characterization involved the following steps: the geotechnical databank development; the performance of the interpolation algorithms and application to the digital elevation model (DEM); estimation and mapping the water table level with ordinary kriging and cokriging techniques; generation of a 3D surface geological model; geostatistical mapping the SPT maximum hard penetration surface; application of 3D geostatistical modeling techniques to SPT database providing bench estimates on blocks. The SPT estimated data were inserted and reclassified on the geographical information system based on the software ESRI ArcView 3.1 in order to produce the suggested foundation maps with references to SPT penetration limits.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Helanoregis_ME2003.pdf (10.90 Mbytes)
Data de Publicação
2006-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.