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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-01032016-115357
Documento
Autor
Nome completo
Livia Fernanda Rossatti Mergulhão
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2002
Orientador
Banca examinadora
Magalhães, Fábio Soares (Presidente)
Pejon, Osni José
Riedel, Paulina Setti
Título em português
O auxílio de técnicas de sensoriamento remoto na análise de condicionantes estruturais nas instabilidades de taludes em material saprolítico
Palavras-chave em português
Estabilidade de taludes rodoviários
Estruturas geológicas
Representação gráfica de instabilidades
Saprolito
Sensoriamento remoto
Resumo em português
Os escorregamentos de taludes de corte rodoviários verificados na região entre as cidades de Jarinu e Campo Limpo Paulista, ambas no estado de São Paulo, são derivados da atuação conjunta do intemperismo, da presença de estruturas reliquiares, e sua geometria, e das técnicas construtivas. Dentre estes fatores, as estruturas reliquiares (foliação e fraturas) desempenham o papel mais importante, pois os escorregamentos ocorrem quando há incompatibilidade entre as atitudes das estruturas e a geometria dos taludes de corte facilitando os escorregamentos, principalmente quando a face de taludes é paralela ou subparalela à foliação e esta mergulha na direção da estrada. O levantamento destas estruturas, utilizando-se em conjunto produtos de sensoriamento remoto, que possibilita a elaboração de uma análise geométrica regional, que também se aplica em escala de afloramento, pois as estruturas geológicas, em qualquer escala, apresentam feições em comum. Os produtos gerados são mapas de forma estrutural, de traços de fraturas e o estabelecimento de setores homogêneos baseados nas diferentes direções da foliação. Nos vários taludes estudados, são elaborados estereogramas que permitem a visualização espacial das descontinuidades. Com base nestes produtos, são feitas previsões de instabilidades, através de uma simulação de três direções de traçados rodoviários, onde são avaliadas as possibilidades de ocorrência de instabilidades. Os resultados obtidos em dados regionais são confrontados com os dados extraídos em campo nos vários taludes estudados, para a obtenção da aplicabilidade da metodologia utilizada.
Título em inglês
Approach of slope instabilities in saprolite, supported by remote sensing techniques
Palavras-chave em inglês
Geological structures
Graphical stability analysis
Highway slope stability
Remote sensing
Saprolite
Resumo em inglês
The sliding of highways cut slopes verified between Jarinu and Campo Limpo Paulista, both in São Paulo state, region are originated of action ensemble of weathering, relicts structures presence, geometric and the constructive characteristics. Among them, the relict structures (foliation and fractures) perform the very important hole, because the sliding is effective when there is incompatibility between spacial attitudes of structures and the geometry of cut slopes. In the great number, the geometry of cut slopes facility the sliding, mainly when the slopes surface is parallel or sub parallel to foliation, diverging to the highway bed. The investigation of structures together with remote sensing images enables the elaboration of a geometrical analysis, applicable in outcrop scale, as geological structures in any scale, ranging from microscopical up to regional, have common features. The mapping of joints and foliation were made and well-defined sectors were separated, on the basis of different foliation attitudes. Stereographic nets were made for all slopes studied and the efficiency of graphical stability analysis in saprolitos was estimated, where there is a significant action of erosion processes. Lastly, the possibility of slides and erosional processes within the several sectors is evaluated, along three possible different highway directions. The predicted results, based on regional data, are compared to field data, obtained in the slopes, in order to confirm the applicability of the method under investigation.
 
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Data de Publicação
2016-03-01
 
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