• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2016.tde-29082016-135428
Documento
Autor
Nome completo
Priscila Bertholo Marquez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Campello, Carlos Alberto Gabrielli Barreto (Presidente)
Camargo, Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de
Dallora, Maria Eulália Lessa do Valle
Título em português
A construção de um conjunto de indicadores como ferramenta de monitoramento em organizações de saúde: uma aplicação em um centro cirúrgico
Palavras-chave em português
Centro cirúrgico
Consenso
Gestão
Indicadores
Monitoramento
Resumo em português
O processo de gestão de organizações de saúde necessita de ferramentas de monitoramento para auxiliar a tomada de decisão, contribuindo para a melhor qualidade dos serviços prestados. Objetivo: Explorar as formas de construção de um conjunto de indicadores de modo a possibilitar o estabelecimento de uma medida que permita o monitoramento de um centro cirúrgico. Procura-se, desse modo, elaborar um modelo que utilize uma abordagem baseada em consenso para a definição dos indicadores e para o levantamento dos pesos de ponderação. Metodologia: Considerando o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo e exploratória, utilizando levantamento de dados primários e secundários. Foi utilizada a ferramenta de análise hierárquica de processos (AHP), proposta por Thomas L. Saaty (1991) com foco na definição dos pesos de importância relativa dos indicadores; para o cálculo do consenso, foi utilizada a medida proposta por Wierman e Tastle (2005). Resultados: Após a revisão da literatura e do processo de entrevistas com os especialistas foram propostos 37 indicadores para a composição do painel de monitoramento da unidade de centro cirúrgico. Constatou que a opinião dos especialistas sobre o peso de importância dos indicadores é muito equilibrada e harmoniosa. No cálculo do peso de importância dos indicadores propostos verificou-se que 15 indicadores são responsáveis por 73% do resultado final do painel. No que se refere ao consenso sobre as notas dos indicadores, observou-se uma redução do entendimento dos especialistas. Conclusões: o resultado final da análise das dimensões de estrutura, processo e resultado, a unidade de centro cirúrgico foi considerada satisfatória em uma escada de insatisfatório à excelente. Para que o painel proposto possa ser utilizado de forma dinâmica no processo de gestão sugere-se a redução do mesmo para os 15 indicadores com maior peso de importância. Através da análise dos dados e das medidas de consenso apuradas, verificou-se a necessidade de entendimento sobre as estratégias e metas da organização. A construção de um painel ponderado pelo consenso dos especialistas adiciona a ferramenta de monitoramento a possibilidade de verificar o alinhamento dos indicadores com as metas do planejamento estratégico da organização.
Título em inglês
The construction of a set of indicators as a monitoring tool in healthcare organizations: an application in a surgical center
Palavras-chave em inglês
Consensus
Indicators
Management
Monitoring
Surgery Center
Resumo em inglês
The health organizations management process requires monitoring tools to boost decisionmaking, contributing to a better quality of services. Objective: To explore ways to construct a set of indicators also allowing the establishment of a measure that permits monitoring of a surgical center. Thus, seeking to develop a model using an approach based on consensus on the definition of indicators and for acquiring weights ponderation. Methodology: Considering the proposed objective, a field research and exploration were conducted using survey of primary and secondary data. We used hierarchical analysis tool for process (AHP), proposed by Thomas L. Saaty (1991) focused on defining the relative importance of weights indicators; to calculate the consensus, we used the measure proposed by Wierman and tastle (2005). Results: After reviewing the literature and interviewing process with the experts were proposed 37 indicators for monitoring the composition of the panel of the surgical center unit. It found that the opinions of experts on the weight of importance of indicators is very balanced and harmonious. In calculating the weight of importance of the proposed indicators we found that 15 indicators are responsible for 73% of the final result of the panel. As regards the consensus on the scores of indicators, there was a reduction in the understanding of experts. Conclusions: The final result of the analysis of the structure dimensions, process and result, the surgical center unit was considered satisfactory in an excellent to unsatisfactory ladder. For the proposed panel it can be dynamically used in the management process suggested to reduce even to 15 indicators with greater weight of importance. By analyzing the calculated consensus measures, there is a need for understanding the strategies and goals of the organization. The construction of a panel weighted by consensus of the experts adds monitoring tool the possibility to check the alignment of indicators with the organization's strategic planning goals.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-10-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.