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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.17.2018.tde-29032018-103624
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Carla Schiavoni Ferezin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Bollela, Valdes Roberto (Presidente)
Gaspar, Gilberto Gambero
Dallora, Maria Eulália Lessa do Valle
Laus, Ana Maria
Título em português
Implantação do sistema eletrônico de avaliação de desempenho dos servidores da área médica no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto: desafios e potencialidades
Palavras-chave em português
Avaliação de desempenho; Inovação tecnológica; Prêmio de produtividade médica; Sistema eletrônico
Resumo em português
Investir na capacidade de identificação dos diferentes níveis de desempenho dos servidores de uma Instituição é uma das mais importantes práticas da gestão de recursos humanos na atualidade. O empregador busca caracterizar os diferentes níveis de desempenho e utiliza esta informação da maneira construtiva visando à melhoria de processos e resultados para a Instituição. A avaliação regular de desempenho é uma das formas de identificar e valorizar as boas práticas que se alinham com a missão e valores da Instituição, e prover devolutiva para corrigir rumos e fazer ajustes necessários. Existem várias formas de se fazer avaliação de desempenho dos membros de uma equipe de trabalho, entretanto a tendência tem sido a utilização de sistemas informatizados que aumentam a capacidade de gerenciamento dos dados coletados, controle e feedback das avaliações aos servidores. Recentemente implantou-se o Sistema Eletrônico de Avaliação de Desempenho (SEAD) para os servidores da área médica, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), com o intuito de atender a Lei Complementar 1193/2013, que exige a avaliação de desempenho dos médicos do Estado de São Paulo para fins de pagamento do Prêmio de Produtividade Médica (PPM). O objetivo é descrever e caracterizar o SEAD, além de avaliar os resultados dos primeiros anos de sua implementação. Caracteriza-se como um estudo descritivo na parte inicial, onde foram apresentadas todas as etapas de planejamento e implementação do SEAD para avaliação dos médicos do HCFMRP-USP, inclusive com as principais diferenças entre o novo sistema e o sistema manual que havia previamente. Na etapa seguinte, de implementação, caracteriza-se por um estudo do tipo "pesquisaação" com duração de três anos em que diversos ajustes foram feitos a partir do que foi aprendido nas avaliações iniciais do próprio sistema. Na etapa final foram feitas entrevistas com os docentes avaliadores dos serviços com o maior número de médicos do HCRP. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do HCRP. Dentre os resultados do estudo apresentaremos uma descrição detalhada do SEAD aplicado na área médica e as diferenças observadas em relação aos sistemas de avaliação anteriormente utilizados pelo HCRP. Diversas informações e indicadores foram obtidos em tempo real e disponibilidados para gestores médicos e a adminstração de recursos humanos do HCFMRP, tais como: o número de servidores avaliados, os avaliadores que realizaram as avaliações ou os avaliadores que não realizaram as avaliações, a quantidade de servidores avaliados por cada avaliador, quem foi avaliado, a nota obtida e o percentual de recebimento do PPM que cada médico do hospital recebeu. Os resultados dos primeiros anos de utilização e as melhorias que foram feitas no SEAD também estão descritas nos resultados deste estudo. A percepção dos avaliadores e usuários do sistema é de que o SEAD representou ganhos em termos de armazenamento de dados, acesso à informação para a tomada de decisões e principalmente por propiciar o direcionamento das políticas de incentivo aos médicos do HCRP alinhada com os interesses da própria instituição. De um modo geral os avaliadores que participaram voluntariamente do estudo avaliaram o SEAD de maneira bastante positiva. A avaliação de pessoal para fins de promoção ou premiação é sempre um desafio do ponto de vista pessoal e a disponibilidade de recursos que aumentam a transparência e promovem equidade com agilidade e simplicidade são extremamente importantes, especialmente para as organizações públicas.
Título em inglês
Implementation of the electronic evaluation system of the servers of the medical area in the Hospital das Clínicas of Ribeirão Preto: challenges and potentialities
Palavras-chave em inglês
Electronic system; Medical productivity award; Technological innovation; Performance evaluation
Resumo em inglês
Investing in the ability to identify the different levels of performance of an institution's servers is one of the most important human resources management practices today. The employer seeks to characterize the different levels of performance and uses this information in a constructive way aiming at improving processes and results for the Institution. Regular performance evaluation is one way to identify and value good practices that align with the Institution's mission and values, and to provide feedback to correct directions and make necessary adjustments. There are several ways to evaluate the performance of members of a work team. However, the tendency has been to use computerized systems that increase the capacity to manage the data collected, control and feedback of the evaluations to the servers. Recently the Electronic Performance Evaluation System (SEAD) was implanted for the medical staff, at the Hospital das Clínicas of the Medical School of Ribeirão Preto of the University of São Paulo (HCFMRP-USP), in order to comply with the Law Complementary Act 1193/2013, which requires the performance evaluation of physicians of the State of São Paulo for the purpose of payment of the Medical Productivity Award (PPM). The objective is to describe and characterize the SEAD, besides evaluating the results of the first years of its implementation. It is characterized as a descriptive study in the initial part, where all the SEAD planning and implementation steps for the evaluation of HCFMRP-USP physicians were presented, including the main differences between the new system and the manual system that had previously been presented. In the next stage of implementation, it is characterized by a three-year "action-research" study in which several adjustments were made based on what was learned in the initial evaluations of the system itself. In the final stage interviews were made with the teachers evaluating the services with the largest number of HCRP physicians. This study was approved by the HCRP Ethics Committee. Among the results of the study we will present a detailed description of the SEAD applied in the medical area and the differences observed in relation to the evaluation systems previously used by the HCRP. Various information and indicators were obtained in real time and available to HCFMRP medical managers and human resources management, such as: the number of evaluated servers, the evaluators who carried out the evaluations or the evaluators who did not carry out the evaluations, the amount of servers evaluated by each evaluator, who was evaluated, the grade obtained and the percentage of receipt of PPM that each hospital doctor received. The results of the first years of use and the improvements that have been made in SEAD are also described in the results of this study. The perception of the evaluators and users of the system is that the SEAD represented gains in terms of data storage, access to information for decision-making and, above all, to foster the orientation of policies to encourage HCRP physicians in line with the interests of the system itself institution. In general, evaluators who voluntarily participated in the study evaluated SEAD in a very positive way. Evaluating staff for promotion or reward is always a challenge from a personal standpoint, and the availability of resources that increase transparency and promote equity with agility and simplicity are extremely important, especially for public organizations.
 
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Data de Publicação
2018-04-03
 
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