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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.17.2018.tde-25042018-155906
Documento
Autor
Nombre completo
Raquel Amélia Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2017
Director
Tribunal
Gremaud, Amaury Patrick (Presidente)
Merlo, Edgard Monforte
Nunes, Altacilio Aparecido
Saretta, Fausto
Título en portugués
Absenteísmo por doenças em docentes do ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Absenteísmo
Educação
Saúde Profissional
Resumen en portugués
O professor exerce uma das profissões mais estressantes devido a longas jornadas de trabalho, ritmo intenso e diversas variáveis que influenciam em sua vida profissional. As situações variadas do cotidiano da sala de aula têm como resultado fatores físicos e psicológicos, gerando problemas de saúde que podem acarretar o aumento nos índices de absenteísmo, aumentando o número de licenças médicas e a necessidade por parte da organização de reposição de funcionários, transferências e novas contratações. O absenteísmo docente é também apontado, em alguns estudos, como um dos responsáveis pela baixa qualidade da educação brasileira. O trabalho analisou o absenteísmo por doença dos Professores de Educação Básica II que engloba a Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos) e o Ensino Fundamental I (1º a 5º ano). Foi analisada a planilha de absenteísmo de 2014, disponibilizada eletronicamente pela Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto. Dos 991 professores de PEB II em atividade em 2014, 748 tiraram 4.324 licenças por vários motivos. Deste total, 2003 licenças foram por algum motivo de doença. O total de número de dias perdidos por absenteísmo relacionado à Licença de Tratamento de Saúde, é de 14.957 dias de ausência do docente efetivo. Os professores da faixa etária entre 30 e 40 foram os que mais se ausentaram por motivos de saúde. Os quatro principais motivos do absenteísmo por doenças são por "fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde", por "doenças relacionadas ao aparelho respiratório, por "transtornos mentais e comportamentais" e por "doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo". Relacionado as escolas ao absenteísmo, conclui-se que quanto maior a complexidade da escola, maior o número de licenças concedidas por motivo de saúde.
Título en inglés
Absenteeism due to diseases in elementary school teachers
Palabras clave en inglés
Absenteeism
Education
Professional Health
Resumen en inglés
The teacher plays one of the most stressful professions due to long working hours, intense pace and several variables that influence in your professional life. Every day, the varied classroom situations are resulting in physical and psychological factors, generating a high level of stress. Health problems can lead to an increase in absenteeism rates, increasing the number of medical licenses and the need for replacement of the organization of employees, transfers and new hires. Teaching absenteeism is also pointed out, in some studies, as one of those responsible for the low quality of Brazilian education. The paper analyzed the sickness absenteeism of the Basic Education Teachers II that includes early childhood education (children 4 and 5 years old) and elementary school (1st to 5th year). The absenteeism worksheet for 2014 was analyzed, made available electronically by the Municipal Department of Education of Ribeirão Preto. Of the 991 PEB II teachers active in 2014, 748 took out 4,324 licenses for various reasons. Of this total, 2003 licenses were for some reason of illness. The total number of days lost due to absenteeism related to the Health Treatment License is 14,957 days of absence of the effective teacher. Teachers in the age group between 30 and 40 were those who were most absent due to health reasons. The four main reasons for illness absenteeism are "factors influencing health status and contact with health services", "diseases related to the respiratory system," mental and behavioral disorders "and" diseases of the musculoskeletal system and connective tissue". Relating schools to absenteeism, we conclude that the greater the complexity of the school, the greater the number of licenses granted for health reasons.
 
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RAQUELAMELIACOSTA.pdf (2.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-07-13
 
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