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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Claudiane Aparecida da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2018
Orientador
Banca examinadora
Borges, José Carlos (Presidente)
Martinez, Edson Zangiacomi
Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de
Rizzo, Silvia Renata Cornelio Parolin
Título em português
Implantação de gestão da qualidade em uma agência transfusional utilizando benchmarking
Palavras-chave em português
Gestão da Qualidade
Manual de boas práticas
Serviço de Hemoterapia,Benchmarking
Resumo em português
Em serviços na área da saúde, é fundamental atingir segurança e obter produtos e serviços com qualidade, o que requer padronização de processos e estabelecimento de normas e condutas. Serviços de hemoterapia necessitam garantir que seus procedimentos ocorram sob condições controladas, para assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados aos doadores e pacientes. Diante da reconhecida importância da Gestão da Qualidade (GQ) na prática hemoterápica, este trabalho visou promover e descrever as mudanças advindas da implantação da Gestão da Qualidade, na Agência Transfusional do Hospital Universitário Júlio Müller (ATHUJM), de Cuiabá-MT. Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, com abordagem intervencionista. Foram analisados os documentos elaborados, as ações implementadas e os benefícios alcançados. O trabalho foi realizado através de um benchmarking entre o Hemocentro de Ribeirão Preto (Hemocentro-RP) e o HUJM, visando à implantação da GQ na AT-HUJM. Benchmarking pode ser definido como um processo contínuo e sistemático de avaliação de produtos, serviços e metodologias de organização do trabalho que, pela comparação de desempenhos, visa identificar oportunidades de melhoria. Ações internas são comparadas e modificadas em face de padrões externos, sendo esta uma forma eficaz de se definir metas e motivar as equipes de trabalho. Os resultados demonstraram que a implantação da GQ na AT-HUJM, gerou resultados positivos, como a revisão e a criação de documentos da qualidade e a implantação de ações que contribuíram para a padronização dos processos. Isto melhorou a imagem da AT perante a direção do HUJM, tornando-a um exemplo para os demais setores. Também como produto deste estudo, foi elaborado um manual de boas práticas que sugere requisitos para o funcionamento operacional de uma AT. Por considerar as características do serviço e a legislação vigente, o manual poderá ser uma ferramenta importante tanto na organização como na gestão das agências transfusionais no Brasil.
Título em inglês
Implantation of quality management in a transfusion agency using benchmarking
Palavras-chave em inglês
Benchmarking. Good practice manual
Hemotherapy Service
Quality Management
Resumo em inglês
In health services, it is fundamental to achieve safety and obtain products and services with quality, which requires standardization of processes and establishment of standards and conduct. Hemotherapy services need to ensure that procedures take place under controlled conditions to ensure the quality of products and services provided to donors and patients. In view of the acknowledged importance of Quality Management (QM) in hemotherapy practice, this work aimed to promote and describe the changes arising from the implementation of Quality Management in the Transfusion Agency of the University Hospital Júlio Müller (TA-HUJM) from Cuiabá- MT. It is an applied research, of type research-action of quali-quantitative nature, with interventionist approach. We analyzed the documents elaborated, the actions implemented and the benefits achieved. The work was carried out through a benchmarking between the Hemocenter of Ribeirão Preto and the HUJM, aiming at the implementation of QM at TA-HUJM. Benchmarking can be defined as a continuous and systematic process of evaluation of products, services and methodologies of work organization that, by comparing performance, aims to identify opportunities for improvement. internal actions are compared and modified in the face of external standards, which is an effective way to set goals and motivate work teams. The results demonstrated that the implantation of the GQ in the AT-HUJM, generated positive results, such as the revision and creation of quality documents and the implementation of actions that contributed to the standardization of processes. This improved the image of the TA before the direction of the HUJM, making it an example for the other sectors. Also as a product of this study, a manual was developed that suggests requirements for the operational functioning of a TA. Considering the characteristics of the service and the current legislation, the manual can be an important tool both in the organization and in the management of transfusion agencies in Brazil.
 
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Data de Publicação
2018-08-09
 
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