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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2016.tde-13012009-151108
Documento
Autor
Nome completo
Lylla Cysne Frota D'Abreu
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2008
Orientador
Banca examinadora
Marturano, Edna Maria (Presidente)
Golfeto, Jose Hercules
Herzberg, Eliana
Título em português
Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA
Palavras-chave em português
Criança
DAWBA
Queixa escolar
Transtorno psiquiátrico
Resumo em português
Queixa escolar é um dos principais motivos de encaminhamento de crianças à rede pública de saúde e às clínicas-escola de psicologia. Estudos prévios sugerem que, no segmento de crianças encaminhadas para atendimento com queixa escolar, a prevalência de problemas de saúde mental é maior que na população geral. O presente trabalho teve como objetivo a identificação e classificação das áreas de dificuldade associadas à queixa escolar, em categorias compatíveis com a CID-10 e com o DSM-IV-TRTM, além da descrição do perfil da clientela quanto a dados sócio-demográficos, nível intelectual, fonte de encaminhamento, profissional solicitante, outros acompanhamentos realizados na área de saúde e uso de medicação. Participaram 103 crianças, de seis a doze anos, inscritas em uma clínica-escola de psicologia vinculada ao SUS, com queixa de dificuldade de aprendizagem escolar. Foram feitas consultas aos prontuários e a aplicação junto ao responsável da versão brasileira adaptada da Avaliação do Desenvolvimento e Bem-estar, em inglês, Development and Well-Being Assesment (DAWBA), entrevista de diagnóstico de transtornos mentais na infância e na adolescência que aponta áreas de dificuldade compatíveis com o DSM-IV-TRTM e a CID-10. Os resultados mostraram taxas de escolaridade dos pais abaixo da média do município, 90% das crianças com história anterior de acompanhamentos na área de saúde e 29% fazendo uso de medicação psicotrópica. Também foi encontrada uma alta prevalência de dificuldades como transtorno hipercinético, transtorno desafiador de oposição, transtorno de conduta, ansiedade de separação, ansiedade generalizada e fobia específica. O trabalho oferece subsídios para a defesa de políticas públicas na área de saúde mental infantil e para o planejamento de tratamentos compatíveis com a demanda, contribuindo para a melhoria do atendimento à clientela e da formação de pessoal
Título em inglês
Identification of mental health problems associated with underachievement according to DAWBA
Palavras-chave em inglês
Child
DAWBA
Psychiatric disorder
Underachievement
Resumo em inglês
Low performance at school is one of the main reasons for referral of children to the public health system and clinical schools of psychology. Previous studies suggest that the prevalence of mental health problems is higher in children with underachievement than in the general population. The aim of the present study was to identify and classify the areas of difficulty associated with underachievement according to the categories of ICD-10 and DSM-IV-TRTM, and to describe socio-demographic data, intellectual level, sources of referral, previous health treatments and the use of medication. One hundred and three children, aged six to twelve years, who were referred to a public university clinic of psychology due to school underachievement, participated in the study. Medical records were consulted and the validated and adapted Brazilian parent-version of the Development and Well-Being Assessment (DAWBA) was applied. DAWBA is an interview for the diagnosis of mental disorders in childhood and adolescence that points areas of difficulty according to DSM-IV-TRTM and ICD-10. The results showed that parents' level of education was lower than the average of the municipality, 90% of the children had previous health treatment and 29% were using psychotropic medication. It was also found a high prevalence of hyperactivity and inattention, oppositional defiant disorder, conduct disorder, separation anxiety, generalized anxiety and specific phobia. The work shows a need for public policies in the area of child mental health and for treatments compatible with the demand, contributing to the improvement of the service and staff training
 
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Data de Publicação
2016-01-08
 
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