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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.1999.tde-01032007-233831
Documento
Autor
Nome completo
Margaret Rose Santa Maria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 1999
Orientador
Banca examinadora
Linhares, Maria Beatriz Martins (Presidente)
Enumo, Sonia Regina Fiorim
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
Título em português
Avaliação Cognitiva Assistida de Crianças com Indicação de Dificuldade de Aprendizagem Escolar e Deficiência Mental.
Palavras-chave em português
Avaliação assistida
Avaliação cognitiva
Avaliação interativa
Deficiência mental
Dificuldade de aprendizagem
Resumo em português
O presente estudo teve por objetivo avaliar aspectos do funcionamento cognitivo, dentro de uma abordagem de avaliação assistida, de crianças encaminhadas a serviços de Psicologia, com queixa de dificuldade de aprendizagem escolar e classificadas como deficientes mentais leves. Foram avaliadas 29 crianças de 8 a 11 anos de 1ª a 3ª série, com tarefas de perguntas de busca de informação com exclusão de alternativas e de raciocínio analógico. Seguiu-se um delineamento em fases: inicial sem ajuda, assistência, manutenção e transferência. Com base nos indicadores de desempenho de cada tarefa, realizou-se uma análise comparativa do desempenho dos sujeitos nas diferentes fases. Foram detectadas variações de sinais de recursos potenciais entre as crianças, classificando-as em: ganhadoras, subgrupo predominante, alto-escores e não-ganhadoras. Analisaram-se as operações cognitivas apresentadas na resolução das tarefas e os comportamentos da criança em relação à tarefa. Em um grupo relativamente homogêneo quanto à classificação psicométrica do nível mental, a avaliação assistida permitiu identificar variação intragrupo diferenciando crianças que não apresentavam eficiência na solução de problemas, requeriam muita ajuda da examinadora e não mantinham o desempenho após a suspensão da assistência, daquelas eficientes e transferidoras, que apresentavam operações cognitivas positivas na resolução das tarefas, do tipo conduta reflexiva, percepção clara, conduta comparativa, percepção integrativa, identificação de relevância, encadeamento lógico das questões e autocorreção. Quanto ao comportamento na tarefa, de modo geral, os sujeitos apresentavam comportamentos positivos, do tipo sossegado, rápido, interessado, participativo, orientado, persistente, cuidadoso com o material, disposição e concentração na realização das tarefas.
Título em inglês
Cognitive Assisted Assessment of Children With Learning Disabilities and Mental Retardation
Palavras-chave em inglês
Assisted assessment
Cognitive assessment
Interactive assessment
Learning disability
Mental deficiency
Resumo em inglês
The present study had the aim of assessing aspects of cognitive functioning, in an assisted assessment approach, of children that were sent to psychological services with school learning disability complaint and classified as mild mental deficient. It was assessed 29 children ranging from 8 to 11 years old from first to third grade, with constraint-seeking questions with exclusion of alternatives and analogical thinking tasks. It was followed design by phases: initial phase without help, assistance, maintenance and transference. Based on the indicators of each task, it was realized a comparative analysis of the performance of the subjects in the different phases. It was detected variations of signs of potential recourses among the children, classifying them in: ?gainers?, predominant sub-group; ?high scorers? and ?nongainers?. It was also analyzed the cognitive operations presented in the resolution of the tasks and the behavior of the child in relation to the task. In one group relatively homogenized according to the psychometric classification of the mental level of the mental deficiency, the assisted assessment permitted to identify variation intra-group differing children that didn?t show efficiency in the problems solution, required much help and didn?t keep the performance after its suspension, from those ones efficient and transferor, which presented positive cognitive operations in the resolution of the tasks like: reflexive conduct, clear perception, comparative conduct, integrative perception, identification of relevance, logical enchainment of the questions and self correction. In general, the subjects presented positive behavior like: calm, fast, interested, participative, oriented, persistent, careful with the material, disposition and concentration in relation to the tasks.
 
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SantaMariaMR.pdf (2.51 Mbytes)
Data de Publicação
2007-04-23
 
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