• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2007.tde-17082011-161708
Documento
Autor
Nombre completo
Raphaela Barroso Guedes Granzotti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2007
Director
Tribunal
Takayanagui, Osvaldo Massaiti (Presidente)
Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara
Vilanova, Luiz Celso Pereira
Título en portugués
Estudo dos aspectos fonológicos e lexicais da linguagem em crianças de 03 a 07 anos de idade portadoras do HIV
Palabras clave en portugués
Criança
Fala
HIV
Linguagem
Vocabulário
Resumen en portugués
O objetivo desse trabalho foi verificar a competência lexical e a presença de distúrbios fonológicos na linguagem de crianças portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV). A população estudada foi composta por 31 crianças com idades entre três anos e sete anos e onze meses, de ambos os sexos. Para a avaliação foi utilizado o ABFW Teste de Linguagem Infantil nas áreas de fonologia e vocabulário. Na avaliação do vocabulário 100% das crianças apresentaram resposta inadequada para a idade em pelo menos dois campos conceituais distintos e na avaliação fonológica 67,7% das crianças avaliadas fizeram uso de algum processo cuja idade prevista para a eliminação do uso produtivo já ultrapassaram, portanto, considerados como portadores de distúrbio fonológico. Além disso, as crianças que apresentaram maior comprometimento da linguagem foram aquelas em estado mais avançado da doença. Este trabalho nos mostrou que o grupo estudado é de alto risco para alterações de linguagem e que o acompanhamento fonoaudiólogico freqüente é fundamental para identificar as alterações precocemente e aumentar as possibilidades de superação das mesmas.
Título en inglés
Study of the phonologic and lexical aspects of the language in children from 03 to 07 years old affected by human deficiency virus infection
Palabras clave en inglés
Children
HIV
Language
Speech
Vocabulary
Resumen en inglés
The aim of this study was to assess the lexical proficiency and the incidence of phonologic disorders in the language of children carriers of the Human Immunodeficiency Virus. The studied population was made up of 31 children with the ages between three years old and seven years and eleven months old, of both gender. For evaluation purposes the Test of Infantile Language - ABFW was applied in the areas of phonology and vocabulary. In the vocabulary evaluation 100% of the children presented inappropriate response for their age in at least two distinct conceptual fields. In the phonologic evaluation 67,7% of the assessed children were considered as being affected by some phonologic disorder. Furthermore the children who presented greater language impairment were the ones who were in a more advanced stage of the disease. This research has shown that the studied group presents a high risk for language disorders and that constant phonoaudiologic follow-up is essential to identify the alterations in a early stage thus increasing the possibilities of overcoming the disturbances.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-05-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.