• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2011.tde-07062011-155528
Documento
Autor
Nome completo
Raphaela Barroso Guedes Granzotti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Takayanagui, Osvaldo Massaiti (Presidente)
Lima, José Eduardo de Paula
Negrini, Bento Vidal de Moura
Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara
Funayama, Carolina Araujo Rodrigues
Título em português
Estudo da consciência fonológica e do desempenho escolar em leitura e escrita de crianças soropositivas para o HIV: um acompanhamento longitudinal
Palavras-chave em português
Aids
consciência fonológica
criança
escrita
leitura
Resumo em português
O objetivo desse trabalho foi caracterizar as habilidades em consciência fonológica e o desempenho escolar em leitura e escrita de crianças soropositivas para o HIV, a fim de observar o desenvolvimento dessas habilidades de linguagem com a evolução do quadro clínico da Aids. A amostra estudada foi composta por vinte e seis crianças com idades variando entre sete e treze anos, de ambos os sexos, portadoras do HIV adquirido por transmissão vertical. Todas as crianças já haviam sido avaliadas em relação aos aspectos fonológicos da linguagem oral utilizando o ABFW - Teste de Linguagem Infantil, no ano de 2005. Em 2010 foi realizada avaliação da consciência fonológica, por meio do Teste CONFIAS - Consciência Fonológica: Instrumento de avaliação sequencial, do nível de leitura e escrita utilizando o TDE: Teste de desempenho escolar e, novamente, dos aspectos fonológicos utilizando o ABFW. Os dados obtidos foram associados com o estadiamento clínico e os marcadores imunovirológicos da Aids e com a avaliação fonológica realizada há cinco anos. Com base nos resultados dessa pesquisa pôde-se confirmar a relação entre a linguagem oral e o posterior desenvolvimento das habilidades linguísticas, pois, as crianças que apresentaram desvio fonológico, mesmo após sua superação, também apresentaram dificuldade no aprendizado da leitura e da escrita, corroborando com a hipótese do déficit fonológico como causa dos problemas de leitura e escrita. Além disso, é possível afirmar que crianças infectadas pelo HIV constituem um grupo de alto risco para alterações de linguagem escrita, leitura e consciência fonológica, e que estas alterações independem da gravidade do quadro clínico e do perfil imunovirológico da Aids.
Título em inglês
Study of phonological conscience and of school performance in HIV-seropositive children: a longitudinal follow-up
Palavras-chave em inglês
Aids
children
phonological conscience
reading
writing
Resumo em inglês
The objective of the present study was to characterize the skills of phonological conscience and the reading and writing school performance of HIV-seropositive children in order to observe the development of these language skills during the clinical course of Aids. The study population consisted of 26 children of both genders ranging in age from seven to 13 years, with HIV acquired by vertical transmission. All children had already been evaluated in terms of the phonological aspects of oral language using the ABFW- Childhood Language test, in 2005. In 2010 they were evaluated in terms of phonological conscience using the CONFIAS Test Phonological Conscience: an instrument of sequential assessment, of reading and writing level using the TDE: School performance test and, again, of the phonological aspects using the ABFW. The data obtained were associated with clinical staging, with the immunovirological markers of Aids and with the phonological evaluation performed five years earlier. On the basis of the results of the present study, we may confirm the relation between oral language and the later development of linguistic skills, since the children who presented phonological deviation also presented difficulties in learning to read and write even after overcoming their condition, supporting the hypothesis of phonological deficit as a cause of the reading and writing problems. In addition, we may state that HIV-infected children represent a high risk group for changes in written language, reading and phonological conscience and that these changes do not depend on the severity of the clinical signs and symptoms or the immunovirological profile of Aids.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TESE.pdf (507.02 Kbytes)
Data de Publicação
2011-08-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.