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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2008.tde-27102009-145341
Document
Author
Full name
Sílvia Tieko Kasama
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2008
Supervisor
Committee
Martinez, Edson Zangiacomi (President)
Barreto, Sandhi Maria
Ferriolli, Beatriz Helena Vieira Maranghetti
Title in Portuguese
Programa de saúde vocal para professores: estudo em uma escola particular de Ribeirão Preto
Keywords in Portuguese
disfonia
professor
promoção de saúde
voz
Abstract in Portuguese
KASAMA, S.T. Programa de Saúde Vocal para Professores: estudo em uma escola particular de Ribeirão Preto. 2008. 142p. Dissertação (Mestrado em Saúde na Comunidade). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Introdução: os professores são profissionais com alto risco para disfonia. A intensa demanda vocal e a falta de conhecimento a respeito de cuidados com a própria voz são aspectos comuns entre os professores. Experiências anteriores para orientar este profissional, com relação a sua própria voz, demonstram sucesso e a opinião dos professores, assim como a prática de novos hábitos são de grande importância. As Escolas Waldorf têm uma pedagogia baseada na Antroposofia, sendo freqüente o uso da voz falada e cantada em suas atividades. Objetivo: Propor uma ação de promoção de saúde vocal para professores, capaz de fornecer uma percepção mais ampla, além da conscientização dos fatores que determinam ou interferem no processo saúde-doença da disfonia. Método: 13 professores (2 do sexo masculino) de uma Escola Waldorf de Ribeirão Preto, com média de idade de 43 anos (mín=24, máx=56), participaram das 3 etapas da pesquisa, que compreendia uma avaliação inicial individual (etapa 1), o Programa de Saúde Vocal com duração de 12 encontros semanais (etapa 2) e uma reavaliação individual após o término dos encontros (etapa 3). Houve a participação de 5 professores do ensino infantil, 8 do fundamental e 2 do médio. O programa abordou anatomia e fisiologia da fonação, higiene vocal e exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Logo após o término dos encontros, os professores preencheram um questionário de avaliação do programa. Resultados: a comparação dos dados coletados nas avaliações individuais pré e pós-intervenção não revelaram mudanças significativas, porém tiveram a função de monitoramento do aspecto vocal dos professores. De acordo com os professores, o aspecto negativo do processo foi a falta de tempo para comparecer aos encontros e para realizar os exercícios diariamente. As mudanças citadas como mais importantes foram aspectos gerais de higiene vocal (destacando-se a hidratação), respiração, efeitos benéficos dos exercícios, atenção para a própria voz e dos alunos e o reconhecimento da importância da voz. Conclusão: a ação de promoção de saúde proposta obteve grandes êxitos em ampliar a percepção e conscientizar os professores a respeito dos fatores que atuam de maneira favorável ou prejudicial à voz. O resultado foi muito favorecido pelo espaço criado para reflexão, troca de experiências e vivências de situações proporcionadas pelo Programa de Saúde Vocal.
Title in English
Vocal Health Program: study in a private school in Ribeirão Preto
Keywords in English
dysphonia
health promotion
teacher
voice
Abstract in English
KASAMA, S.T. Vocal Health Program: study in a private school in Ribeirão Preto. 2008.142p. Dissertation (Master Degree). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Introduction: teachers are professionals with high risk for dysphonia. The intense demand voice and lack of knowledge about voice care are common among teachers. Previous experiences demonstrate success and the teachers opinion as well as the practice of new habits are of great importance. The Waldorf Schools have a pedagogy based on Anthroposophy, and the frequent use of spoken and sung voice in their activities. Purpose: to propose an action of promoting vocal health for teachers capable to provide great perception and awareness of the factors that determine or interfere in health disease process of the dysphonia. Method: 13 teachers (2 male) from a Waldorf School in Ribeirão Preto, with an average age of 43 years (min = 24, max = 56), attended the 3 stages of research, which included an initial individual assessment (step 1), the Vocal Health Program with duration of 12 weekly meetings (step 2) and a individual reassessment after the end of meetings (step 3). There was the participation of 5 teachers of kindergarten, 8 of the elementary school and 2 of the high school. The program addressed anatomy and physiology of speech, hygiene and vocal exercises. After the end of meetings, the teachers filled out a questionnaire to evaluate the program. Results: the comparison of data collected on individual assessments pre-and post-intervention did not reveal significant changes, but had the task of tracking the vocal aspect of teachers. According to teachers, the negative aspect of the process was the lack of time to attend the meetings and to perform the exercises daily. The changes were cited as most important aspects of general hygiene voice (especially hydration), respiration, beneficial effects of exercise, attention to their own voice and students and recognition of the importance of voice. Conclusion: the action of health promotion proposal obtained great achievements in expanding the awareness and perception teachers about the factors that act in a manner favorable or detrimental to the voice. The result was much favored by the opportunnity for discussion and experience of situations offered by the Program for Health Vocal.
 
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SILVIA_KASAMA.pdf (1.60 Mbytes)
Publishing Date
2009-11-19
 
WARNING: The material described below relates to works resulting from this thesis or dissertation. The contents of these works are the author's responsibility.
  • FABRÍCIO, M.Z., MARTINEZ, E. Z., e KASAMA, S.T. Qualidade de vida relacionada à voz de professores universitários [doi:10.1590/S1516-18462009005000062]. Revista CEFAC [online], 2010, vol. 12, p. 280-287.
  • KASAMA, S.T., MARTINEZ, E. Z., e NAVARRO, Vera Lucia. Proposta de um programa de bem estar vocal para professores: estudo de caso. Distúrbios da Comunicação [online], 2011, vol. 23, p. 35-42. Dispon?vel em: http://www.pucsp.br/revistadisturbios/artigos/Artigo_750.pdf.
  • KASAMA, Silvia Tieko, MARTINEZ, Edson Zangiacomi, e NAVARRO, Vera Lucia. Proposta de um programa de bem estar vocal para professores: estudo de caso. Distúrbios da Comunicação, 2011, vol. 23, n. 1, p. 35-42. http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/8042/5908.
  • FABRÍCIO, M.Z., KASAMA, S.T., e MARTINEZ, E. Z. Qualidade de vida em voz de professores universitários. In I Jornada de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, 2008. Resumos de Trabalhos Apresentados na I Jornada de Fonoaudiologia.Ribeirão Preto : Curso de Fonoaudiologia, USP, 2008. Resumo.
  • KASAMA, S.T., e MARTINEZ, E. Z. Impacto de um programa de saúde vocal em escola Waldorf. In I Jornada de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP. Resumos de Trabalhos Apresentados na I Jornada de Fonoaudiologia.Ribeirão Preto : Curso de Fonoaudiologia, USP, 2008. Resumo.
  • KASAMA, S.T., MARTINEZ, E. Z., e NAVARRO, Vera Lucia. Qualidade de vida em voz de professores de uma escola Waldorf. In VII Encontro Científico de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, Bauru, SP, 2007. Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação do HRAC-USP.Bauru, 2007. Resumo.
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