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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2013.tde-27052013-142345
Documento
Autor
Nome completo
Rosimara Alves Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2013
Orientador
Banca examinadora
Fabbro, Amaury Lelis Dal (Presidente)
Caldana, Magali de Lourdes
Mandra, Patricia Pupin
Título em português
Alterações de fala em escolares
Palavras-chave em português
escolares
fala
fatores associados.
prevalência
saúde coletiva
Resumo em português
Conhecer a prevalência dos distúrbios da comunicação humana é de fundamental importância, pois possibilita esforços destinados ao fortalecimento de ações de políticas públicas de saúde. Este estudo é do tipo transversal e tem como objetivo estimar a prevalência das alterações de fala e possíveis associações com as alterações da audição e motricidade orofacial em crianças, com idades entre 5 e 8 anos, de ambos os sexos, matriculadas na 1ª série de escolas estaduais, municipais e privadas do município de Ribeirão Preto-SP. A amostra foi composta por 232 crianças. Os sujeitos foram submetidos aos seguintes testes de triagem: TERDAF-Adaptado para fala; AMIOFE (aspecto, postura e mobilidade) para motricidade orofacial; teste com audiômetro e imitanciômetro portátil para audição. Os dados foram analisados, utilizando o programa Stata 9.0 e R. O nível de significância estabelecido foi de 5%. Observou-se prevalência de alterações de fala de 25,9%, sendo mais frequente no sexo masculino, na faixa etária de 7 a 8 anos e matriculados em escolas municipal e estadual. Verificou-se prevalência de alterações da audição de 35,8% e 40,1% da motricidade orofacial. Foram observadas evidências de associação entre as alterações de fala e motricidade orofacial, mas não foram observadas associações entre alterações de fala e audição. A prevalência das alterações de fala mostrou-se alta para a população estudada. Espera-se que este estudo possa contribuir para o planejamento de ações coletivas com vistas à prevenção e à promoção da saúde infantil.
Título em inglês
Speech disorders in school.
Palavras-chave em inglês
associated factors.
prevalence
public health
school
speech
Resumo em inglês
To know the prevalence of human communication disorders is of fundamental importance, because it enables efforts to strengthening actions for public health policies. This is a cross-sectional study, aims to estimate the prevalence of speech disorders and possible associations with changes in hearing and orofacial myofunctional in children, aged 5 and 8 years, of both sexes enrolled in 1st grade state school, municipal and private in Ribeirão Preto - SP. The sample consisted of 232 children. The subjects underwent the following screening tests: Adapted TERDAF-to-speech; AMIOFE (aspect posture and mobility) for orofacial myofunctional; immittance audiometer and test for portable listening. Data were analyzed using Stata 9.0 and R. The significance level was set at 5%. The prevalence of speech disorders of 25.9%, being more frequent in males, aged 7-8 years, enrolled in municipal and state levels. There was prevalence of changes in hearing of 35.8% and 40.1% of orofacial myofunctional. We observed evidence of association between speech disorders and orofacial myofunctional, but no associations were observed between speech and hearing. The prevalence of speech disorders was high for this population. Expected that this study can contribute to the planning of collective actions aiming prevention and child health promotion.
 
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RosimaraCorrigida.pdf (1.77 Mbytes)
Data de Publicação
2014-01-09
 
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