• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2004.tde-26102006-114316
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Eduardo Menezes de Rezende
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2004
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Juan Stuardo Yazlle (Presidente)
Forster, Aldaísa Cassanho
Seixas, Jose Carlos
Título em português
Regionalização da assistência hospitalar: estudo do fluxo e demanda na região de Ribeirão Preto-SP, no ano de 2000
Palavras-chave em português
fluxo de internações
regionalização
Resumo em português
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi configurado tendo como linha mestra de sua organização a descentralização de suas ações, cabendo ao nível central a elaboração e gestão das políticas de saúde. Diante da necessidade de racionalizar recursos, a regionalização se apresenta como meio para implementar uma descentralização que considere a atuação em nível ampliado, além do município, e propicie melhor acesso aos diferentes níveis de complexidade da assistência com melhor aproveitamento de recursos e economia de escala. Organizar um sistema de saúde em nível regional significa a consideração de diferentes variáveis como o fluxo espontâneo de usuários influenciado pelo papel socioeconômico exercido pelos diferentes municípios, o conflito de interesses devido ao direcionamento de recursos, a identificação das necessidades regionais e sua contraposição às propostas dos prestadores e a dificuldade para mensurar a demanda por serviços. Este trabalho estudou o fluxo de internações hospitalares dos sistemas público e supletivo de assistência na região de Ribeirão Preto no intuito de identificar sua distribuição e fatores associados. A origem dos dados foi a Folha de Alta Hospitalar do Centro de Processamento de Dados Hospitalares (CPDH) do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP–USP), preenchida em todas as altas hospitalares – SUS e não SUS - de todos os hospitais da região que, depois de recolhida e processada eletronicamente, onstitui um banco de dados no referido centro. A análise dos dados foi feita através do gerenciador de banco de dados Epi-Info™ versão 3.2. Os resultados obtidos foram comparados e estudados à luz do Plano Diretor de Regionalização do Estado de São Paulo para a região de Ribeirão Preto –SP.
Título em inglês
Regionalization of hospital care: a study of flux and demand in the region of Ribeirão Preto – SP, in the year of 2000
Palavras-chave em inglês
hospital care flux
regionalization
Resumo em inglês
The Brazilian National Health System (SUS) was established with a basis in decentralized administration. The central level performs the function of producing the policy and coordinates its application into practice. Facing limited resources, the regionalization represents a way to conduct a decentralized system in larger territories than the municipalities. The expectations are to improve access to the different levels of complexity of care avoiding unnecessary expenditure. The regionalization of hospital care implies various variables, as the spontaneous movement of people influenced by socioeconomic factors, the imbalance because of resources, the region’s needs under an epidemiological basis and interests of providers. This work studies the flux of people receiving hospital care in both public (SUS) and private (NSUS) health assistance in the region of Ribeirão Preto, São Paulo State, Brazil. It tries to identify factors which influence the flux and demand distribution. The data came from the Centro de Processamento de Dados Hospitalares (CPDH) do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP–USP), which registers all hospital discharge in the region. The analysis was done using the software Epi Info™ 3.2 version. The results were compared with the plan for the regionalization in São Paulo State for the region of Ribeirão Preto.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MsRezendeCEM.pdf (703.86 Kbytes)
Data de Publicação
2006-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.