• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2011.tde-23042012-230330
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Luiz dos Reis Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2011
Director
Tribunal
Fabbro, Amaury Lelis Dal (Presidente)
Neiva, Cassiano Merussi
Zago, Anderson Saranz
Título en portugués
Hábitos de atividade física em escolares, indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais no município de Ribeirão Preto-SP
Palabras clave en portugués
Atividade física
Escolares
Hábitos
Indicadores socioeconômicos
Pais
Resumen en portugués
A prática de atividade física de crianças tem diminuído, devido à disponibilidade de tecnologia, aumento da violência e redução de oportunidades de lazer fisicamente ativo. A atividade física na criança promove benefícios para o seu estado de saúde. A prática de atividade física pode ser influenciada por múltiplos fatores, como a prática de atividade física dos pais, suporte social e aspectos socioeconômicos. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os hábitos de atividade física de escolares de 7 a 12 anos de idade, matriculados nas escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto SP, verificando a associação com indicadores socioeconômicos e a prática de atividade física dos pais. Trata-se de estudo transversal com amostra de 380 escolares de 7 a 12 anos de idade, de 13 escolas municipais, estaduais e particulares do município de Ribeirão Preto SP. Para o cálculo da amostra utilizou-se software EpiTM Info 6 para DOS. Para o estudo foi considerado intervalo de confiança (IC) de 95%, freqüência esperada de 50% e erro amostral de 5%. A investigação dos hábitos de atividade física dos escolares e dos pais foi a partir de questionários disponíveis: IPAQ, PAQ-C, DAFA. A investigação dos indicadores socioeconômicos também será feita a partir de questionários, CCEB-ABEP, dados sociodemográficos e socioeconômicos. A análise e apresentação dos resultados foram realizadas com auxílio de estatística descritiva, testes de associação (Exato de Fisher) e comparação entre as variáveis, e discussão com base na literatura. Para tanto, utilizou-se Excel e Stata10. Ocorreu associação entre o nível de atividade física de escolares e de suas mães. Não houve associação entre o nível de atividade física dos escolares e os indicadores socioeconômicos da família. Houve associação do nível de atividade física dos escolares com o incentivo e o suporte logístico, dado pelos familiares. O tempo gasto pelos escolares assistindo televisão foi de 1 a 2 horas (29%). Quanto ao hábito de dormir durante o dia, 72% (n = 140) dos escolares não possui esse hábito. Fora do horário escolar, as crianças (n = 141) tendem a brincar mais no quintal de casa (45%), seguido de brincar dentro de casa (28%) e na rua (18%). A prática de algum esporte além das aulas de educação física foi de 44% (n = 140). Nos momentos de lazer, os escolares (n = 122) gostam mais de assistir TV e jogar vídeo game (29%), jogar bola (24%) e andar de bicicleta ou patins (14%). A prática de atividade física e seus benefícios estão bem documentadas na literatura, mas ainda, estudos sobre o comportamento de crianças e adolescentes em relação a ela está sendo estudo e documentado. Além disso, a influência de pais, de fatores socioeconômicos e do próprio ambiente em que a criança vive e se relaciona, está presente nos hábitos desses escolares, de uma forma ou outra. O suporte social, estudado nesta pesquisa, foi relevante no nível da prática de atividade física dos escolares, denotando o papel fundamental de pais, outros familiares e professores. Justificam-se políticas públicas de incentivo à prática de atividade física nos bairros e nos grandes centros, aproveitando os espaços para realizar atividade física em família ou em grupos, o que se acredita fortalecer e aumentar a prática.
Título en inglés
Physical activity habits in schoolchildren, socioeconomic indicators and physical activity of parents in the city of Ribeirão Preto-SP
Palabras clave en inglés
habits
parents
physical activity
schoolchildren
socioeconomic indicators
Resumen en inglés
The physical activity of children has decreased because of the availability of technology, increased violence and reduce opportunities for physically active leisure. Physical activity promotes the child benefits for your health. The physical activity can be influenced by multiple factors such as physical activity of parents, social support and socio-economic aspects. This research aims to investigate the physical activity habits of students aged 7 to 12 years of age, enrolled in public and private schools in Ribeirão Preto - SP, verifying the association with socioeconomic indicators and physical activity of parents. This is a cross-sectional study of 380 schoolchildren aged 7 to 12 years old, of 13 municipal, state and private schools of Ribeirão Preto - SP. To calculate the sample we used software EpiTM Info 6 for DOS. For the study was considered a confidence interval (CI) 95%, 50% expected frequency and sampling error of 5%. The investigation of physical activity habits of schoolchildren and parents were from questionnaires available: IPAQ, PAQ-C, DAFA. The investigation of socio-economic indicators will also be done from questionnaires, CCEB-ABEP (Brazil), sociodemographic and socioeconomic factors. The analysis and presentation of results were performed using descriptive statistics, tests of association (Fisher exact) and comparison among variables, and discussion based on literature. For both, was used Excel and Stata 10. The association between level of physical activity of schoolchildren and their mothers. There was no association between level of physical activity of schoolchildren and the socioeconomic indicators of the family. An association of physical activity level of the students with the encouragement and logistical support given by family. The time spent by students watching television was 1 to 2 hours (29%). As for the habit of sleeping during the day, 72% (n = 140) of students do not have that habit. Outside school hours, children (n = 141) tend to play more in the backyard (45%), followed by playing indoors (28%) and in the street (18%). The practice of any sport apart from physical education classes was 44% (n = 140). For leisure, the students (n = 122) more like watching TV and playing video games (29%), playing ball (24%) and cycling or rollerblading (14%). The physical activity and its benefits are well documented in the literature, but also studies on the behavior of children and adolescents in the study and it is being documented. Furthermore, the influence of parents, socioeconomic factors and the actual environment in which children live and relate, is present in the habits of these children, in one form or another. Social support, studied here, was relevant at the level of physical activity of students, demonstrating the crucial role of parents, other relatives and teachers. Justified on public policies to encourage physical activity in neighborhoods and in major centers, taking advantage of the spaces for physical activity with family or in groups, which are believed to strengthen and increase practice of physical activity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-08-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.