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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2020.tde-21022020-155034
Documento
Autor
Nombre completo
Vanessa Luzia Queiroz Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Forster, Aldaísa Cassanho (Presidente)
Ferreira, Janise Braga Barros
Maia, Maria Ambrosina Cardoso
Viana, Angelina Lettiere
Título en portugués
A qualidade da Atenção Primária, a partir do Programa Mais Médicos: avaliação da Estratégia de Saúde da Família por usuários, em uma cidade brasileira
Palabras clave en portugués
Atenção Primária à Saúde
Avaliação em saúde
Estratégia de Saúde da Família
Programa Mais Médicos
Resumen en portugués
A Atenção Primária à Saúde (APS), enquanto direito humano fundamental e como modelo essencial para a organização da assistência à saúde e dos sistemas de saúde, se qualifica pela presença e extensão dos atributos de acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade, coordenação, orientação familiar e orientação comunitária. No Brasil, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi adotada como modelo de APS. No entanto, desafios precisam ser superados. Na perspectiva de enfrentamento dos mesmos, e, para o fortalecimento da APS, o Ministério da Saúde implantou no ano de 2013, o Programa Mais Médicos (PMM). Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a qualidade das ESF's, a partir de sua participação ou não do PMM. Tratou-se de um estudo avaliativo, descritivo, de inquérito populacional, realizado em 19 ESF's da cidade de Passos, MG. A coleta de dados foi realizada por pesquisadores de campo, mediada por dois instrumentos: questionário contendo as variáveis sociodemográficas dos usuários e inquérito de avaliação dos atributos essenciais e derivados da APS, o Primary Health Care Assessment Tool (PCATool). Para a análise, utilizou-se estatística descritiva. Foram aplicados os testes t, visando determinar a diferença entre as médias dos grupos (ESF's com médicos participantes e ESF's com médicos que não participam do PMM) e o teste de Tukey para a comparação múltipla das médias. Os resultados mostraram que houve a prevalência de usuários adultos com média de idade de 53 anos, sexo feminino, com menos de oito anos completos de estudo, renda familiar menor que três salários mínimos, que não possuíam plano de saúde suplementar e eram casados. Esses participantes atribuíram a pior avaliação ao atributo "Integralidade - Serviços Prestados" com média de escore de 3,333 (±2,150), seguido de Orientação Comunitária, com média de 3,779 (±2,316). Ao passo que o atributo "Acesso de Primeiro Contato-Utilização" foi o mais bem avaliado, com escore médio de 7,844 (±2,567). O Escore Essencial alcançou a média de 6,002 (±1,727) e ao Escore Geral foi atribuída pontuação de 4,801 (±1,382). Esse valor do Escore Geral representa que as ESF's do município de Passos não são provedoras de APS, na perspectiva dos usuários de saúde entrevistados. Também não se evidenciou diferença estatisticamente significativa, ao se comparar as médias de escores entre os dois grupos de análise. Verificou-se que nos dois grupos (ESF's com médicos participantes e ESF's com médicos que não participam do PMM) somente obtiveram escores médios superiores a 6,6, valor de corte recomendado pelo PCATool, o componente do Atributo "Acesso de Primeiro Contato - Utilização" e o "Grau de Afiliação", o que denota que o PMM não produziu impacto na qualidade das ESF's do município de Passos, MG, na perspectiva dos usuários de saúde adultos, até o momento de realização desta pesquisa. Frente aos resultados, recomenda-se a promoção de espaços de discussão entre o gestor de saúde e agentes envolvidos na APS do município de Passos/MG, para se traçar estratégias efetivas de intervenção junto às ESF's que versam ao alcance de maior orientação aos atributos da APS e à obtenção de maior efetividade do PMM, no que diz respeito ao cumprimento de seu propósito de fortalecimento da APS e contribuição para o Sistema Único de Saúde.
Título en inglés
The quality of Primary Care, from More Doctors Program: evaluation of Family Health Strategy by users in a Brazilian City
Palabras clave en inglés
Family Health Strategy
Health Assessment
More Doctors Program
Primary Attention to Health
Resumen en inglés
The Primary Health Care (PHC), as a fundamental human right and as an essencial model for the organization of health care and health systems it qualifies for the presence and extension of the atributes of first contact acess, longitudinality, integrity, coordination family orientation and community orientation. In Brazil, the Family Health Strategy (FHS) was adopted as the PHC model. However, challenges such as the scarcity of human resources in health, deficiencies in medical training, low qualifications of professionals, underfunding of the actions and precariousness of physical structures need to be overcame. In order to face some of these challenges and to strengthen PHC, the Health Ministry implemented in 2013 the More Doctors Program (MDP). Thus, the objective of the study was to evaluate the quality of the FHS, from their participation or not in the MDP. It was an evaluative, descriptive study of population survey, conducted in 19 Health Family Strategies of Passos, MG. Data collection was performed by field researchers, mediated by two instruments: a questionnaire containing the sociodemographic variables of users and Primary Health Care Assessment Tool (PHC Tool). For the analysis, we used descriptive statistics. T Tests were applied to determine the difference between the mean scores obtained by each analysis group (FHS with participating doctors and FHS with non-participating of MDP doctors) and the Tukey test for multiple comparison of the means of each group. The results showed that there was a prevalence of adult users with an average age of 53 years old, female, with less than eight complete years of schooling, family income lower than three minimun salaries, who had no suplementary Health Plan and were married. These participantes attributed the worst evaluation to the attribute "Integrity-Services Provided" with a mean score of 3,333 (±2,150) followed by Community Guidance, with a mean of 3,779 (±2,316). While the attribute "First Contact Access-Use" was the highest rated, with an average score of 7,844 (±2,567). The Essencial score averaged 6,002 (±1,727) and the General Score was assigned a score of 4,801 (±1,382). This value of the General Score represents that the FHT's in Passos are not PHC providers, from the perspective of the interviewed health users. There was also no statistically significant difference when comparing the mean scores obtained between the two analysis groups. It was found that in both groups (FHS with participanting doctors and FHS with non participanting in the MDP) only obtained average scores higher than 6,6, cut off value recommended by PCATool, the component of the attribute "First Contact Acess-Use" and "Affiliation Degree", which denotes that the MDP did not have an impact on the quality of the FHT's in Passos, MG, from the perspective of adult health users, until the momento f this research. In view of the results, it is recommended to promote discussion spaces between the health manager and agents involved in PHC of Passos, MG outline effective strategies for intervention with FHS with a view to achieving greater orientation towards PHC attributes and obtaining greater effectiveness of MDP, regarding the fulfillment of its purpose of strengthening PHC and contributing to the Single Health System.
 
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Fecha de Publicación
2020-05-04
 
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