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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.17.2019.tde-06052019-103540
Documento
Autor
Nome completo
Marina Dias Lelis Monteiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2018
Orientador
Banca examinadora
Romão, Gustavo Salata (Presidente)
Cyrino, Eliana Goldfarb
Fabbro, Amaury Lelis Dal
Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
Título em português
A comunicação no contexto das visitas domiciliares: uma investigação das percepções de profissionais e usuários na Estratégia Saúde da Família
Palavras-chave em português
Ação comunicativa
Comunicação em saúde
Estratégia saúde da família
Habilidades sociais
Visita domiciliar
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivo investigar como a comunicação se processa no contexto das visitas domiciliares sob a ótica dos profissionais de saúde e usuários de seis Núcleos Saúde da Família (NSF) do Município de Ribeirão Preto-SP. Participaram deste estudo 19 profissionais de saúde, sendo eles, médicos, enfermeiros e agentes comunitários, e 29 usuários. Os dados foram coletados no período de setembro de 2016 a abril de 2017, por meio de inserção no campo, observação participante (OP) e realização das entrevistas. Após a transcrição dos dados, estes foram analisados conforme o método de Análise de Conteúdo de Bardin e interpretados à luz das contribuições do agir comunicativo de J. Habermas. Como resultado, emergiram duas categorias: 1. "Atuação profissional no contexto das visitas domiciliares" e 2. "O processo de comunicação nas visitas domiciliares". Diferentes aspectos positivos foram atribuídos conferidos ao processo de VD, tanto pelos usuários quanto pelos profissionais. Todos os entrevistados consideram as visitas espaços de acolhimento, criação de vínculo, confiança e oferta de acesso aos serviços de saúde. Para os profissionais entrevistados, adentrar no espaço das famílias confere um novo significado aos atendimentos, a qual possibilita a obtenção de informações adicionais sobre a vida dos usuários. Com relação às particularidades da atuação profissional, observamos que as atuações possuem significados diferentes para cada membro da equipe. Estas diferenças repercutem no processo de comunicação profissional-usuário estabelecido durante a VD e se relacionam ao tipo e objetivo da visita. Nenhum profissional relatou dificuldades para se comunicar e atribuíram todas as dificuldades de comunicação a aspectos relacionados aos usuários. A partir da Teoria do Agir Comunicativo, concluímos que os profissionais assumem posturas que evidenciam tanto o uso da razão instrumental quanto da razão comunicativa, com o predomínio da primeira nas atividades desempenhadas nas VD. Este tipo de interação comunicativa pode apresentar como consequências dificuldades na construção de vínculos, na compreensão do contexto sociocultural no qual o usuário está inserido e na aquisição de autonomia pelo paciente. No Brasil, a grande maioria das instituições de ensino ainda se apoia na razão instrumental técnico-científica que utiliza a comunicação basicamente para transmitir informações. Os profissionais formados nessa lógica tendem a reproduzir este modelo nas relações profissionais. Diante do exposto, salientamos que a comunicação efetiva nas VD requer treinamento direcionado às habilidades de comunicação na formação dos profissionais de saúde, sendo este espaço propício para o ensino-aprendizagem dessas habilidades
Título em inglês
Communication in the context of home visits: an investigation of the perceptions of professionals and users in the Family Health Strategy
Palavras-chave em inglês
Communicative action
Family health strategy
Health communication
Home visit
Social skills
Resumo em inglês
The present research had as objective to investigate how the communication takes place in the context of home visits from the perspective of health professionals and users of six Family Health Centers in Ribeirão Preto-SP. Participated in this study 19 health professionals, among them doctors, nurses and community agents, and 29 users. Data were collected from September 2016 to April 2017, through field insertion, participant observation (PO) and interviews. After the data were transcribed, they were analyzed according to the Bardin Content Analysis method and interpreted in the light of the contributions of J. Habermas's Communicative Action. As a result, two categories emerged: 1. "Professional work in the context of home visits" and 2. "The communication process in home visits". Different positive aspects were attributed to the home visit process, both by users and professionals. All the interviewees consider that the visits provide host spaces, bonding, trust and offer of access to health services. For professionals interviewed, entering the family space gives a new meaning to the services, which enables the collection of additional information about the life of the users. With regard to the particularities of the professional performance, we observed that it has different meanings for each member of the health team. These differences have repercussions on the professional-user communication process established during the home visit and relate to the type and purpose of the visit. No professional reported difficulties to communicate and attributed all of them to aspects related to users. From the Theory of Communicative Action, we conclude that professionals assume positions that evidence both the use of instrumental reason and communicative reason, with the predominance of the former in the activities performed in the home visit. This type of communicative interaction may have as consequence difficulties in building bonds, in understanding the sociocultural context in which the user is inserted and in the acquisition of autonomy by the patient. In Brazil, the great majority of educational institutions still rely on the technical-scientific instrumental reason that uses communication basically to transmit information. Professionals trained in this logic tend to reproduce this model in professional relationships. About that, we emphasize that effective communication in the home visit requires training directed to communication skills in the training of health professionals, being this space conducive to teaching-learning these skills
 
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Data de Publicação
2019-06-03
 
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